Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

NO MARANHÃO DEPUTADO VALDINAR BARROS CULPA SECRETÁRIO POR ONDA DE VIOLÊNCIA NO ESTADO

Jackeline Heluy
Assembleia Legislativa

O deputado Valdinar Barros (PT) disparou hoje (quarta-feira, 2) duras críticas a atuação do secretário Raimundo Cutrim (Segurança), responsabilizando-o pelo recrudescimento dos assaltos nas BRs, bancos, lojas e residências em todo o estado, além do aumento do número de assassinatos, que só em agosto teria vitimado 48 pessoas.

O deputado petista criticou Raimundo Cutrim pela retirada da força policial da Operação Manzuá, realizada pelo Ministério Público Estadual, que segundo ele, estava dando certo em São Luís. Lembrou de ações implantadas pela ex-secretária Eurídice Vidigal (Segurança Cidadã), a exemplo da Patrulha dos Bairros, “que estava combatendo com sucesso a criminalidade.”

“Enquanto ele [Raimundo Cutrim] retira os policiais da “Operação Manzuá”, manda despejar lavradores que estão apenas tentando produzir para sobreviver”, afirmou Valdinar, referindo-se ao recente conflito em São Pedro da Água Branca.

Valdinar Barros acrescentou que nunca poderia imaginar que o governo de Roseana Sarney (PMDB) fosse chegar em tão pouco tempo a situações desta natureza. Ele lamentou o estado de insegurança que a população do Maranhão se encontra, “sem Governo e sem comando”.

PROGRAMA HABITACIONAL

O deputado Valdinar Barros também criticou o andamento do “Programa Minha Casa Minha Vida” no Maranhão, que não estaria dando os resultados esperados pelo Governo Federal porque a maioria das Prefeituras não tem interesse em cadastrar as famílias e obter o terreno para que sejam construídas as casas.

“A população está ficando só com a vontade e o desejo de ter a sua casa própria. O Programa do Governo Federal não está tendo a responsabilidade de grande parte dos prefeitos em atender às exigências do programa”, declarou.

Segundo Valdinar, outro Programa do Governo Federal comprometido no Maranhão é o que prevê a Internet nas escolas municipais e particulares da zona urbana dos municípios. Ele informou que a OI/Telemar e a Amazônia Celular têm um programa de estender Internet a todas as escolas para garantir o benefício aos alunos, bastando que o prefeito faça o convênio.

“Não tem contrapartida ou despesa alguma, mas as prefeituras, lamentavelmente, não estão atendendo”, disse.

O petista Valdinar Barros anunciou que retornará à tribuna na próxima sessão para denunciar o desvio que está ocorrendo no Programa de Habitação do INCRA, cujas casas seriam cobertas de palha, quando o projeto previa a construção com cimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário