
Depois do que ocorreu em nosso país ontem (19/08/2009) tenho a convicção que a luta para melhorar nosso país está no início e é longa e dolorosa.
A sensação que tenho hoje é de ressaca, literalmente. Não quero escrever nem expressar minha indignação, pois não resolveria o problema e desviaria o foco. Quero lutar mesmo! Ir às ruas, reunir pessoas, discutir o assunto, montar estratégia... Ou seja: quero exercer minha cidadania!
Por ser maranhense e já ter certa experiência de vida, me atrevo a aconselhar todos que comungam do mesmo ideal que eu a não se precipitar e, principalmente, JAMAIS subestimar o poder do Senador José Sarney.
A pessoa José de Ribamar Sarney Costa está nos bastidores da política há mais de meio século e, como ninguém, tem inteligência e frieza para saber conquistar os seus objetivos. Utilizando-se de métodos condenáveis conseguiu, ao longo de sua trajetória, amealhar aliados em todas as esferas de poder do país. Sem necessidade de ir a palanques ou comícios populares ele vem se perpetuando no Governo através das alianças que só ele tem a capacidade de fazer. Por qual razão: COMPLETA FALTA DE CARÁTER. Diria até que Sarney é primeiro político e depois homem.
Nesse pequeno resumo tento mostrar ao resto do país o que todo o Maranhão e, acredito eu, o Amapá, tem conhecimento. Sarney é capaz de passar por cima de qualquer um para conseguir conquistar o que acredita ser o importante.
Em relação à família – diga-se, filhos – ele faz realmente TUDO pelo seu bem estar. E quando digo isso digo quero dizer que ele passa feito um trator por cima de um país inteiro (190 milhões de pessoas) para que a filha governe um Estado e o filho não vá para a cadeia. E é isso. Simplesmente isso!
Não diria que o escritor José Sarney tenha essa gana por dinheiro, isso já passou, ele já tem o suficiente para viver e deixou garantidas suas próximas gerações. A fome de dinheiro quem tem são seus descendentes, que ainda são inexperientes na “vida”. O grande cerne da questão é a junção da sabedoria do pai com a fome dos filhos.
Então, caros “amigos de luta” não subestimemos o ex-presidente da República. Ele faz sim, tudo o que for necessário para conseguir o que quer. Para isso ele utiliza-se dos mecanismos mais sórdidos e baixos que o ser humano é capaz de imaginar. E isso não é exagero, temos visto isso ultimamente.
O método que ele utiliza durante todos estes anos é o mesmo praticado por lobistas, dar ao interlocutor aquilo que quer, ficando com alguma coisa contra aquele para ser usada na hora necessária. Ou seja, a chantagem continua sendo a maior arma do Senador José Sarney. Isso mesmo: o ato que qualquer um é capaz de praticar é o ato que Sarney sabe fazer de melhor.
Acredito eu que hoje Sarney é o homem mais poderoso do país, afinal ele tem todos os “poderosos” no bolso.
Então amigos, repito: NÃO SUBESTIMEMOS o homem que está a 50 anos nos bastidores do poder praticando atos ilícitos e ilegais, sem ser pego, e o pior, sem ser, sequer, investigado.
Depois do que passamos o melhor que devemos fazer é traçar um foco e não desviar dele, pois só assim poderemos tentar ir ao campo de batalha. E a batalha será dura e longa. 2010 será só o início, isso se até lá a maioria dos que hoje se revoltam não tenha esquecido o que estamos vivendo.
Aproveito para demonstrar minha satisfação em encontrar na internet pessoas que, como eu, estão expressando sua indignação!
E pra finalizar quero deixar o principal recado:
NÃO DESISTAMOS NUNCA! NOSSO PAÍS É LINDO, NOSSO POVO É FORTE, MAS NÓS AINDA SOMOS CRIANÇAS QUANDO SE REFERE À DEMOCRACIA, ESTAMOS ENGATINHANDO, MAS A CAMINHO DA MATURIDADE! O FOCO DEVE SER A RENOVAÇÃO POLÍTICA ATRAVÉS DAS ELEIÇÕES DE 2010.