Pesquisar este blog

domingo, 6 de setembro de 2009

PARA ENTENDER O CASO PF INVESTIGA FERNANDO SARNEY


A Polícia Federal indiciou, no mês de julho passado, o empresário Fernando José Macieira Sarney (superintendente do Sistema Mirante), um dos filhos do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por corrupção e formação de quadrilha, entre outros crimes.

No dia 15 de julho, Fernando prestou depoimento na sede da Polícia Federal, na Cohama, ao delegado Márcio Adriano Anselmo, presidente do inquérito. Além do empresário, todos os demais integrantes do núcleo do grupo investigado pela Operação Boi Barrica – referência ao grupo parafolclórico de bumba-boi, cuja madrinha oficial é Roseana Sarney – estão sob investigação.

O esquema, chefiado, segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, pelo superintendente do Sistema Mirante, é descrito pelos órgãos investigativos como a atuação de uma ORCRIM (organização criminosa) que praticou sistematicamente, em órgãos estratégicos da Nação (Petrobras, Eletrobrás, Valec), crimes contra o sistema financeiro nacional e a administração pública, além de falsidade ideológica, fraude em licitações, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Em agosto de 2008, o trabalho minucioso dos delegados federais Márcio Adriano Anselmo e Thiago Monjardim Santos e dos procuradores da República Thayná Freire de Oliveira e Marcílio Nunes Medeiros chegou às mãos do juiz da 1ª Vara Federal, Neian Milhomem Cruz, na forma de pedidos de prisão, de buscas e apreensões e de seqüestros de bens. Em setembro, Milhomem Cruz negou todos os pedidos, que atingiam mais de uma dúzia de pessoas, entre elas os “cabeças” do esquema, segundo a PF e o MPF: Fernando Sarney (tratado como “Bomba” pelos integrantes do grupo), Silas Rondeau (vulgo “Baixinho”), Astrogildo Quental (“Astro” ou “Nosso Amigo”), Ulisses Assad (“Ula”), Gianfranco Perasso (“China”) e Flávio Barbosa (“Flavinho”).

Os pedidos da PF e do MPF foram formalizados depois de uma ampla investigação – que começou em 16 de fevereiro de 2007 e utilizou escutas telefônicas e interceptações de e-mails autorizadas pela Justiça, além de quebras de sigilos fiscais e bancários. Para os órgãos investigativos, Fernando Sarney “funciona como chefe” de diversas “células criminosas, que apesar de independentes entre si, interligam-se na pessoa do requerido [Fernando]”.


NO MARANHÃO: DETENTOS APROVEITAM A FALTA DE AGENTES PARA ESCAPAR DA CCPJ DO ANIL

São Luís
Insegurança!

O Imparcial Online


Na manhã deste domingo vários detentos fugiram da Central de Custódia de Presos da Justiça (CCPJ) do Anil em São Luís (MA) durante o horario de visitas.

A ação dos criminosos foi percebida por um dos guardas que ainda atiraram nos "fujões", mas ninguém ficou ferido.

O número total de presos que conseguiram fugir ainda é desconhecido.

Aguarde mais informações.


BASTIDORES DA POLÍTICA NO MARANHÃO

"Dino abandonou apoiadores de 2006 e percorre, sozinho os municípios"
Flávio Dino resolveu agir por conta e risco da força eleitoral que imagina possuir.
Raimundo Borges
Da equipe de O Imparcial

Flávio quer ser candidato a governador num estado de política
interesseira, viciada, esquematizada e encurralada.
"Ninguém vai dizer que é campanha porque eu não decidi o que vou fazer da vida. Mas, se a candidatura fosse definida, o lema seria: Vote num careca e ganhe dois"

Do governador José Serra (SP), respondendo ao colega do DF, José Roberto Arruda, do DEM, para quem os carecas, como eles, estão na moda.

Falando de cima (1)

Flávio Dino resolveu agir por conta e risco da força eleitoral que imagina possuir. Desta vez, abandonou seus apoiadores das eleições de 2006 e está percorrendo, sozinho os municípios, tentando mostrar que ele sim é o cara. Quer ser candidato a governador num estado de política interesseira, viciada, esquematizada e encurralada. Por enquanto não falou em qualquer aliança que venha a reforçar sua pregação.

Falando de cima (2)

Flávio acredita que sustentando, solitariamente, a bandeira vermelha do PCdoB vai chegar ao Palácio dos Leões personificado num opositor de tudo e de todos. Assim ele acredita que será o portador único da credencial de candidato a governador, portanto capaz de atrair tanto o grupo Sarney quanto o de Jackson. O rapaz pensa alto demais.

Jackson nas pegadas de Roseana

O PDT do ex-governador Jackson Lago, sediado em Imperatriz, vai realizar amanhã a sua convenção para escolha do diretório municipal. O ex-governador Jackson Lago, que tem uma forte liderança na região, já está na cidade desde ontem, mantendo contatos e ouvindo opiniões sobre a passagem de sua sucessora e adversária, Roseana Sarney, pelo reduto.

‘Pedradas’

A Fundação Municipal de Cultura (Func) promove, hoje, na Praça Maria Aragão, mais uma noitada dedicada ao reggae. Passarão pelo palco as bandas Guetos, Filhos de Jah, Kazamata, Legenda e, encerrando a noite, o cantor Gérson da Conceição. O prefeito João Castelo deve comparecer para mostrar que está ligado também no reggae.

Inveja bicuda (1)

Nunca se viu antes neste país, como no dia do presidente Lula, tanta gente torcendo contra tudo que vem dando certo nas medidas para recuperar a economia. Os tucanos paulistas, se arrepiam apenas em ouvir falar que o PIB está crescendo acima das previsões agourentas, saem de sua tradicional postura murista para atacar o governo petista seja de que modo for.

Inveja bicuda (2)

A Petrobras é a empresa que está ultrapassando a crise mundial, como a gigante do petróleo que apresentou melhor desempenho nas Américas, os tucanos e seus serviçais do DEM, querem por que querem bagunçar o setor. Para criarem a CPI da Petrobras nem justificativas consistentes conseguiram reunir. Mas aprovaram e vão tentar colocá-la em ação simplesmente porque a estatal está de vento em pompa. Ora, pílulas!

Trocando de ninho

O deputado Alberto Franco ensaiou a revoada do PSDB, sacudiu as asas e acabou no mesmo galho. Enquanto isso os colegas Estênio Rezende, Cleide Coutinho e Rigo Teles resolveram levantar voo do ninho tucano, mas até o momento, sem definir o ponto de chegada. Estão esperando o que acontece com o mandato deles diante da resolução do TSE.

Destino debandados

Se nem o Ministério Público nem os suplentes se moverem para reaver os mandatos dos deputados, os desertores sairão em busca do PMDB de Roseana Sarney e do PSB de José Reinaldo Tavares.

Mundo louco (1)

Vídeos divulgados na internet sugerem que Michael Jackson estaria vivo. O tabloide inglês “The Sun” publica um vídeo feito no último fim de semana, que mostra uma pessoa que seria o cantor. Outros sites como o Michael Jackson Fake His Own Death ou o Michael Jackson Hoax Death afirmam que o cantor esteve planejando fingir sua morte nos últimos dez anos.

Mundo louco (2)

Agora Michael Jackson estaria morando no Leste Europeu ou teria cruzado a fronteira dos Estados Unidos com o México acompanhado de um outro homem. Já se fala até num grande show de exumação do pop star. Como ninguém viu o corpo do cantor ser enterrado, também ninguém garante que era ele o morto do caixão dourado.

Câmara itinerante

A Câmara de Vereadores de Imperatriz resolveu realizar sessões nos bairros da periferia e discutir com a população os problemas. A ideia é valorizar a representação política e fazê-la ser vista pelos eleitores, que podem discutir com os vereadores. A proposta é plausível e poderia ser copiada pela Câmara de São Luís.

Tempo curto

O Movimento PT para todos, do qual o maranhense Domingos Dutra faz parte, encaminhou ao diretório nacional pedido de antecipação do Processo de Eleição Direta (PED), previsto para 22 de novembro. Dutra e vários outros deputados federais da corrente querem que a eleição ocorra no dia 18 de outubro (1º turno) e 25 (2º turno). A justificativa: maior tempo para os eleitos se dedicarem à campanha da ministra Dilma Rousseff.


SOCORRO AO FPM PODE SER INEFICAZ

Tesouro Naciona
Famem afirma que Tesouro Nacional não tem recursos para crédito R$ 1bi.
Kássia Brito
Da equipe de O Imparcial

A injeção de R$ 1 bilhão nos repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), votado na quinta-feira pelo Senado, foi anunciado pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) como um remédio longe de promover a cura dos cofres municipais.

A saúde orçamentária frágil das prefeituras do Maranhão revela endividamento previdenciário dos municípios e queda na arrecadação como efeito da atividade econômica desaquecida. Assim, o que era para ser o elixir de ânimo aos administradores públicos municipais, teve efeito contrário.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) articula pressionar o governo federal sensibilizando-o das necessidades. A Confederação já marcou reunião para o próximo dia 23, em Brasília, com todos os prefeitos do país para tratar do assunto.



PRESIDENTE DO CREA-MA DENUNCIA EDITAIS IRREGULARES EM ÓRGÃOS PÚBLICOS


O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão, Raymundo Portelada fez ontem, grave denúncia sobre irregularidades em editais de concorrência pública em alguns órgãos público do Maranhão. Estão enquadrados nesse panorama os do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Serviço Social da Indústria (Sesi - Departamento Regional do Maranhão, da Previdência Social – Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros.

Segundo Portelada, a capacidade técnica é de atribuição do profissional, e não das empresas selecionadas ou credenciadas no edital, erro que aparece de forma sistemática nas redações expedidas por esses órgãos. Esses editais estão passíveis de serem anulados por profissionais face às irregularidades encontradas.

O presidente do Crea-MA disse que, no caso do edital do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em sua Comissão Permanente de Licitação - CPL, a irregularidade aparece na concorrência n°02/2009/TRE-MA, no processo n° 18484/2009 no tópico f.1 que diz: “Será considerado para efeito de comprovação no subitem anterior, apresentação de atestado(s), expedido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, “devidamente averbado ou registrado na entidade profissional competente”, que comprove ter a licitante executado obra com características semelhantes”.

Já no que diz respeito ao Sesi, Portelada disse que as problemáticas e até o parágrafo são bem semelhantes, encontradas na Concorrência n° 004/2009- Processo Administrativo n° 1072/09 e 1261/2009, na alínea em que requisita “Atestado de Capacidade Técnica, emitido por pessoa jurídica de direito público ou privado, comprovando que a empresa proponente executou serviços similares ao objeto do referido edital, devidamente averbado pelo Crea”. Novamente o problema se encontra na questão de que o ponto chave não é a empresa, mas sim o profissional.

O outro exemplo, apontado pelo presidente, se dá no Edital de Concorrência n° 018/2009, Processo n° 35078.000642/2009-36, tópico 2.2, alínea “e”, onde as irregularidades também estão pautadas no mesmo sentido: “Comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, por meio da apresentação de “atestados de capacitação técnico-operacional, em nome da empresa licitante”, fornecidos por pessoa jurídica de direito público ou privado, comprovando a execução através de profissional habilitado na área acima citada, devidamente registrada no CREA, de obra ou serviço de características semelhantes, limitadas às parcelas de maior relevância do objeto da licitação.