Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de agosto de 2009

SARNEY ADIA PARA AMANHÃ DISCURSO NO PLENÁRIO DO SENADO

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), desistiu de discursar na tribuna da Casa nesta terça-feira para demonstrar que não pretende renunciar ao cargo. Orientado por aliados, Sarney decidiu esperar a reunião do Conselho de Ética da Casa marcada para amanhã antes de se manifestar aos demais parlamentares.

A Folha Online apurou que Sarney também temia reações duras ao seu pronunciamento depois que um grupo de partidos decidiu se unir para cobrar formalmente a sua licença temporária do cargo.


Aliados do peemedebista avaliam que o momento é de cautela, por isso anunciaram que, a princípio, o discurso de Sarney ficará para amanhã.

Senadores do PSDB, DEM, PDT, PT e PSB se uniram hoje numa espécie de "frente" suprapartidária para endurecer o tom dos discursos no plenário da Casa. O movimento surgiu em resposta aos ataques de aliados de Sarney ao senador Pedro Simon (PMDB-RS) no plenário do Senado nesta segunda-feira.

Os partidos prometem responder duramente aos ataques da tropa de choque de Sarney a partir desta tarde. Além disso, os senadores estudam divulgar uma nota com o pedido para que Sarney deixe o cargo temporariamente caso o Conselho de Ética arquive as denúncias contra o presidente da Casa sumariamente.

Conselho

O Conselho de Ética se reúne nesta quarta-feira para decidir se inicia processo disciplinar contra Sarney por quebra de decoro parlamentar. O PSDB e o PSOL ingressaram com cinco representações contra o peemedebista, provocadas por denúncias como o uso de atos secretos para nomear parentes.

O presidente do conselho, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), sinalizou que pretende arquivar sumariamente as representações contra Sarney. O grupo suprapartidário promete recorrer da decisão caso o peemedebista faça uma espécie de "blindagem" a Sarney no conselho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário