Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

OPOSIÇÃO ESTÁ MORTA NO MARANHÃO, DIZ DOMINGOS DUTRA

Presidente regional do PT chama a oposição do estado de incompetente e defende realização de plebiscito para escolher candidato anti-Sarney.
Agenor Barbosa
O Imparcial Online


Domingos Dutra é histórico opositor do grupo Sarney no Maranhão.
Líder estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e principal oposicionista do grupo Sarney, o deputado federal Domingos Dutra, disse que os partidos que fazem frente à governadora Roseana Sarney estão mortos. Ele comentou que a postura atual dos partidos irá comprometer as disputas eleitorais em 2010.

“A oposição está dando atestado de incompetência no Maranhão. O Sarney está manchando com essas denúncias e as lideranças da oposição no estado não se reúnem para realizar uma atividade em conjunto. Um dos motivos é porque eles estão dispostos a fazer apenas campanha política. Essa é a minha opinião”, declara.

Os outros fatores que explicariam a apatia na Câmara, Assembléia e outras instâncias locais, seriam, de acordo com o deputado, o uso da política apenas como máquina eleitoral, a presença de simpatizantes do governo Roseana em todos os partidos (inclusive nos de oposição) e a falta de união provocada pela troca de críticas entre membros da oposição.

“O cenário se mostra favorável ao grupo Sarney e a oposição corre o risco de perder as eleições de 2010 se dividir as forças. Defendo um plebiscito para o primeiro turno. Todos os partidos de oposição devem se juntar para lançar um candidato único. O PT tem nomes para isso. E existe no partido um sentimento geral de que não podemos mais servir de escada para ninguém”, aponta Dutra.

Entre os motivos citados para uma união logo no primeiro turno, o petista lembrou das eleições de 2006, quando a governadora Roseana concorreu e teve um resultado significativo, apesar da derrota nas urnas. O deputado explicou o bom desempenho como efeito da associação da imagem do governo Lula ao grupo Sarney.

Sarney e Lula

Durante este ano, a parceria entre esses dois mundos (Sarney e Lula) está mais forte e aparente. Lula chegou, inclusive, a defender o senador José Sarney (PMDB-AP) durante os ataques no Senado. Domingos Dutra considera que o presidente funcionaria como um importantíssimo cabo eleitoral para o governo, mesmo sem pisar no estado.

Outros fatores para a alavancada do governo seria, o que Dutra chamou, de “injustiça” ao ex-governador Jackson Lago. Entre os nomes citados pelo deputado para fazer frente a um representante do atual governo está Bira do Pindaré, Teresinha Fernandes e ele próprio.

“Sei que é difícil juntar todo mundo da oposição, mas temos nomes para isso. Defendo o esforço do plebiscito. Essas articulações devem ocorrer a partir de março e julho. É preciso fazer carreatas e denunciar o que a mídia denunciou, mas foi escondido da população”, lembra.

Apesar dos benefícios que o grupo Sarney pode obter no Maranhão com a boa relação entre o senador do Amapá e o presidente, o inverso não é verdadeiro, na opinião de Dutra. O parlamentar destacou que José Sarney tem sido o melhor cabo eleitoral de José Serra (PSDB). O petista afirma que o senador fez a Dilma Rousseff se esconder, instalou a crise na Receita Federal, gerou um desgaste do PT e dos seus senadores, que estão, além de desgastados, constrangidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário