Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O QUE DISSE SIMON

CONGRESSO
Por Lauro Jardim
O discurso de Pedro Simon hoje à tarde no plenário do Senado (leia mais detalhes na nota postada às 17h13) foi duro e com críticas para todos os lados. O sernador peemdebista não se restringiu a voltar a pedir o afastamento de José Sarney. Simon atacou o Senado como um todo, Lula em particular, Dilma Rousseff, Renan Calheiros, PT, PMDB… Abaixo, os principais trechos:

VIVENDO O INFERNO

“Ora, esta casa nunca foi santa. Eu diria que nós estamos vivendo momento em que esta casa é pior do que o inferno. Sem morrermos estamos vivendo o inferno aqui, no Senado, pelo deboche, pela ridicularização”.

CHANTAGEM

“Eu nunca vi esta casa se rebaixar ao ponto em que ela está. Dizem – não sei – que o grupo avançado, a tropa de elite, também está organizando um esquema de advogados, de delegados, etc e tal, para fazer um levantamento de dossiês com relação aos parlamentares desta casa. As informações chegam: Fulano, cuidado com isso! Beltrano, cuidado com aquilo!”.

CONSELHO DE ÉTICA

“O presidente Sarney devia dizer: ‘Eu exijo que o Conselho de Ética se reúna. Eu exijo que aceite as representações’. O Conselho de Ética está louco para absorve-lo. Alguém tem alguma dúvida que ele seria absolvido. Ninguém tem dúvida. Mas pelo menos se saberia o seu conteúdo, pelo menos ele teria o direito de defender”.

AFASTAMENTO

“Quando achamos que o presidente Sarney deveria afastar-se para iniciar o entendimento, ele quer fazer as reformas com ele. Não entende sua excelência que ele não reúne hoje as condições de fazer as transformações necessárias. Seria um gesto importante dele a renúncia da presidência. Mas parece que ele prefere ficar e assistir ao Senado cair na cabeça de todos nós a ter um gesto de grandeza de renúncia”.

LULA, O RESPONSÁVEL

“O culpado maior disso tudo se chama presidente Lula. E a minha querida ministra pode pagar o preço. O quê que o Presidente Lula tinha que mandar a ministra Dilma, de noite, na casa do Sarney, dizer para ele não renunciar, quando ele queria renunciar? E o Presidente lá no exterior diz para a Ministra: vá lá e peça para ele não renunciar. O quê que o Presidente Lula tinha que fazer, o que a ditadura não fez, intervindo nesta Casa, com interviu na bancada do PT, humilhando a bancada do PT? E agora, exigir que a bancada do PT afaste dois titulares da Comissão de Ética para arquivar as representações. Isso é o atestado de óbito do velho PT, isso é a certidão de nascimento do novo PT, se isso vier a acontecer”.

PMDB

“O que me magoa muito, hoje, é o presidente da Câmara, é a cúpula do MDB, que vive essa tragicomédia. No comando, uma vela para o Lula e outra vela para o Serra; uma vela para a Dilma e outra vela para o PSDB. A única coisa certa é que o MDB fica no governo, assim como está: agachado, humilhado em troca de cargos, de favores, de benesses. Esse é o presidente Sarney, esse é o Renan, esse é o Jader, esse é o presidente do partido e presidente da Câmara dos Deputados. Esta é a triste realidade do meu partido”.

A PIOR CRISE

“Acho que este Senado vive o momento mais sério de toda a sua existência. Este Senado já foi fechado, aquartelaram e fecharam este Senado, os senadores saíram a pé daqui. Fecharam na ditadura, na violência. Muitos saíram cassados desta Casa, senadores biônicos vieram para cá. Mas agora não!. Agora somos nós que estamos na berlinda e somos nós que temos que decidir, somos nós que temos que dar a resposta, somos nós que temos que ter a coragem de fazer uma reformulação real e objetiva na vida deste Senado”.

A SOCIEDADE

“O sofrimento do presidente Sarney não termina com o arquivamento da ação. Se sua excelência pensa que arquivar os requerimentos da Comissão de Ética termina o seu sofrimento, eu diria que começa”.


Um comentário: