Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

JACKSON LAGO FALA SOBRE SUA CASSAÇÃO E CRISE NO SENADO

Por Luana Santana

Na manhã deste sábado (15/08), o ex-governador do estado do Maranhão, Jackson Lago (PDT) concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Hoje. Estando na cidade de Timon – MA para um encontro com lideranças políticas, Jackson Lago falou pela primeira vez sobre sua cassação do governo e contou detalhes sobre a atual crise no Senado que envolve o senador José Sarney (PMDB).

Uma boa notícia a todos os oposicionistas é que na última segunda-feira (10/08) o TSE admitiu e encaminhou para o Supremo Tribunal Federal o recurso extraordinário do PDT do Maranhão questionando a cassação e a substituição do governo. ‘Baseado em que o TSE entregou o governo do Estado para quem perdeu a eleição?’, indagou Lago.

Ao ser questionado sobre a atual crise no Senado, que mostra muitas acusações contra José Sarney, pai da atual governadora do Maranhão, Roseana Sarney, Jackson Lago foi bem claro. ‘Ninguém pode prever como terminará essa vergonha que está acontecendo no Senado. Lamentavelmente o Brasil é um país dos acordos entre as elites e nada melhor para simbolizar essa situação é que José Sarney foi presidente do partido da Ditadura Militar, e quando terminaram os governos dos generais, ele terminou sendo presidente da república no governo civil. Naturalmente este fato fez com que o Maranhão fosse o Estado política e economicamente mais prejudicado no país, porque com o fim do governo militar, todos os Estados respiraram liberdade, houve alternância de poder em todos as cidades, menos no Maranhão porque Sarney deixava de ser presidente do partido da ditadura e passava a ser presidente da república então nós ficamos amargando mais 20 anos de domínio deste grupo e em 2006 nós vencemos a eleição e eles não se conformaram e armaram uma manobra judicial que terminou se transformando em um golpe do judiciário’, afirmou Jackson Lago.

Jackson Lago lembra que há quase oito anos existe uma luta na justiça para a retirada do nome da atual governadora do Maranhão, Roseana Sarney, do prédio do Tribunal de Contas do Estado, ‘Palácio Governadora Roseana Sarney’. “Agora com a crise no Senado, na madrugada, ela própria mandou retirar o nome e está mandando tirar seu nome de várias escolas. Essas são as primeiras conseqüências do medo, pois eles sempre acreditaram na impunidade geral”, concluiu.

Ainda sobre a crise no Senado, Jackson fala: “A nível nacional, essa foi a grande oportunidade do Brasil inteiro ficar conhecendo as verdadeiras razões do atraso do Maranhão. Aquelas práticas, são as práticas que eles usam aqui há mais de 40 anos”.

Durante toda a conversa, Jackson Lago mostrou total confiança em seus argumentos e deu alguns exemplos da diferença de administração entre ele e Roseana Sarney. “Roseana Sarney foi governadora por oito anos e construiu apenas três escolas. Eu e minha equipe em dois anos e três meses, construímos 173 escolas entregues e dezenas de escolas em construção. Se nós tivéssemos no governo agora, já teríamos passado de 200 escolas prontas”.

Para finalizar a conversa, o ex governador fala um pouco sobre a política no estado do Maranhão.

‘Aqui no Maranhão existe dois partidos: o sarneyzismo e o anti sarneyzismo. O anti sarneyzismo está representado em várias legendas e uma delas é o PDT. O momento atual é de construção da unidade. A oposição tem total condição de enfrentar o atual governo. O que devemos fazer é discutir se um programa de salvação do estado do Maranhão, dar prioridade a uma política de descentralização.’

Depois da entrevista, Jackson Lago se dirigiu a sede do PDT para fazer um grande encontro dos oposicionistas e traçar metas de como libertar o Maranhão da atual situação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário