Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

NOTAS RÁPIDAS SOBRE IMPRENSA TENDENCIOSA DO MARANHÃO

Por John Cutrim


Poucas vezes vi um sistema de comunicação se curvar tanto aos mandos de seu patrão, ao praticar um jornalismo faccioso, manipulador e descomprometido com a verdade - se é que se pode usar o termo -, uma vez que jornalismo sério, pra mim, é outra coisa. Pois bem, um dos blogs do Imirante, do grupo Sarney, insinuou que o prefeito de São Luís estaria acometido de uma grave doença, sendo esta, segundo eles, o motivo de seu suposto “desaparecimento” da cidade.

Comparando as duas imagens acima - matérias com o mesmo título e conteúdo, mudando apenas, neste caso, as datas de publicação – constatamos que as estratégias adotadas pelo sistema mirante para atacar e difamar adversários são exatamente as mesmas, diferindo em questão apenas os personagens, alvos do bombardeio sarneysistas de acordo com a ocasião e o momento. Primeiro disseram que Jackson Lago estaria com Mal de Alzheimer (logo depois se confirmou não passar de uma grande mentira), e agora – vejam só a “coincidência” -, atribuem a mesma enfermidade á Castelo.

Sobre isso, em entrevista coletiva concedida sábado (22), Castelo fez questão de deixar claro que não faz sentido a boataria propagada dando conta que estaria doente. “Eu nem preciso dizer que, graças a Deus, estou gozando de muita saúde. Aliás, eu tenho até abusado dela, muitas vezes varando a madrugada, trabalhando em intenso ritmo para dar conta dos imensos desafios que encontrei nesta fase inicial da nossa administração”, declarou Castelo. Isto é, um tapa de luva bem dado nos denominados “boca-preta” da imprensa maranhense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário