Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

NO MARANHÃO ELEIÇÕES 2010: DUTRA TOPA SER CANDIDATO AO GOVERNO PELO PT

Por Robert Lobato

Em entrevista exclusiva ao blog, o presidente estadual do PT, deputado Domingos Dutra, afirmou que aceita o desafio de ser candidato a governador numa aliança que envolveria o PDT, PSB, PC do B, PCB, entre outros situados no campo das oposições ao grupo Sarney. Leia, abaixo, a íntegra da entrevista.

Existe algum movimento no PT em torno da defesa da candidatura própria ao governo do Maranhão?
Dutra: Há um sentimento na base do partido que é hora do PT deixar de ser muleta dos outros. Temos lideranças, uma militância aguerrida, um partido com credibilidade e um governo exitoso. A base deseja que o PT tenha um candidato ao governo. Já as lideranças estão cautelosas em face da distância do final das convenções; da indefinição da conjuntura nacional e do mês de março do ano vindouro em que será realizado o nosso Encontro Estadual.

O senhor admite a possibilidade de ser candidato a governador pelo partido?
Dutra: Admito sim a pré- candidatura, retornando o processo de candidatura própria de 82, 86, 98 e 2002. Se outros partidos podem ter pré-candidatos, por que o PT não pode? Topamos o desafio.

Quais os partidos que o PT poderia juntar em torno da sua candidatura?
Dutra: O PSB, PC do B, PCB, PMN, PDT sempre foram aliados do PT. Ao apoiamos o PDT três vezes e o PSB uma. Agora é hora da reciprocidade.

O senhor teria apoio do presidente Lula numa eventual candidatura ao governo?
Dutra: O Presidente Lula é universal. A nossa candidata a Presidente da República terá palanques diversos em vários estados. O Presidente saberá valorizar o PT sem desprezar os aliados. Se não nos apoiar seguiremos com as nossas forças. Disputamos em 1998 em situação pior. Quem veio de onde eu vim, não teme dificuldades.

É possível evitar que o PT saia dividido após o PED/2009?
Dutra: Acho que sim, desde que todas as forças que almejam eleger seus representantes estejam contempladas e isto pode ser possível e que os que estão na Casa Grande do Calhau dêem meia volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário