Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

SIMON QUER LEVAR ACUSAÇÕES CONTRA SARNEY À PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em São Paulo

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu nesta sexta-feira (4) que todas as denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sejam encaminhadas à Procuradoria Geral da República. Para ele, o Conselho de Ética da Casa já se mostrou ineficaz.

"Apresentar representação aqui é bobagem. O que pode ser feito é pegar tudo isso e fazer uma representação ao procurador-geral da República. Se ele quiser denunciar, denuncia; se não quiser, não denuncia. Ele pode pedir elementos para fazer uma investigação".

O parlamentar fez a proposta ao ser questionado sobre matéria publicada pelo jornal "O Estado de S.Paulo" nesta sexta-feira, que tratados documentos que comprovariam que a empreiteira Aracati teria comprado à vista pelo menos um dos imóveis da família Sarney em São Paulo.

Ao comentar essa denúncia, Simon foi irônico: "Eu acho que o Sarney sofreu uma série de injustiças e tem gente com inveja falando todas essas coisas".

Sobre o encaminhamento das denúncias à Procuradoria Geral, o peemedebista disse que basta reunir as representações já apresentadas - e também arquivadas - pelo Conselho de Ética. Foram cinco representações apresentadas pelo PSOL e pelo PSDB contra Sarney. Elas envolvem denúncias de favorecimento de apadrinhados por meio de atos secretos, favorecimento do neto de Sarney em operações de empréstimo a funcionários do Senado, desvio de recursos públicos pela Fundação Sarney, omissão de contas no exterior.

Cristovam Buarque (PDT-DF) é a favor de uma nova representação ao Conselho de Ética, referente ao caso dos imóveis da família Sarney em São Paulo. "Não podemos deixar passar em branco. Na próxima semana, segunda ou terça-feira vamos apresentar uma nova representação contra o Sarney por conta dessa comprovação (de envolvimento da empreiteira)", afirmou o senador.

Ao ser questionado sobre a validade da iniciativa, uma vez que os oposicionistas que integravam o Conselho de Ética saíram do colegiado em protesto contra o arquivamento das acusações, Cristovam defendeu a nova representação.

"Adianta para dizer que nem todos aqui estão coniventes. Ninguém está pedindo a cassação do Sarney. O que está em julgamento é se é verdade ou se é mentira o que está sendo publicado. O povo tem o direito de saber".


Um comentário:

  1. Isso mesmo, aleluia, deixar os orgão especializados cuidarem destas denúncias é o mais correto, o senado tem é que correr atrás do tempo perdido.

    ResponderExcluir