Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

NO TWITTER, BERZOINI MINIMIZA QUEDA NA APROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

da Folha Online

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), minimizou nesta terça-feira no Twitter a avaliação do governo federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que oscilou negativamente em setembro deste ano, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje.

"Na série da pesquisa CNT Sensus, a aprovação é uma das maiores do atual governo e supera, em muito, a média histórica da pesquisa", disse Berzoini no blog.

Segundo a pesquisa, a aprovação da população brasileira ao governo do presidente Lula caiu de 69,8% em maio de 2009 para 65,4% em setembro. Já a avaliação positiva do presidente caiu de 81,5% em maio para 76,8% em setembro.

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, avalia que Lula e o governo tiveram queda na sua avaliação positiva em consequência de três fatores: o discurso do presidente de assumir as crises que atingem o país, aliado à crise que atingiu a Receita Federal e a percepção dos brasileiros em relação à ineficácia da saúde pública --especialmente após o surto de gripe suína.

"Acredito que a queda é uma conjunção de três fatores, especialmente a postura política de comunicação do presidente Lula, com o discurso de linguagem de comunicação distante da população. Também há o efeito Lina Vieira [ex-secretária da Receita] e Dilma Rousseff [ministra da Casa Civil], onde temos pauta continuamente negativa, e a percepção da saúde", afirmou Guedes.

Histórico

Até janeiro deste ano, os índices de popularidade de Lula foram superiores às avaliações de sua popularidade registradas em janeiro de 2003 --o ano em que foi empossado no cargo-- quando obteve 83,6% de aprovação.

O cenário mudou em março, de acordo com a CNT/Sensus, em consequência da crise econômica internacional. Os patamares positivos de avaliação do governo e do presidente voltaram a subir em maio, mas agora caíram novamente.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário