Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ENTREVISTA: DEPUTADO ROBERTO ROCHA DEFENDE UNIÃO DE FORÇAS DA OPOSIÇÃO NO MARANHÃO

ELEIÇÕES 2010
Presidente do PSDB não afirma nem nega candidatura o governo e diz que o nome mais viável "será o que vier a ser apoiado pelas forças de oposição".
O Imparcial Online

Rocha desconversa quando o assunto é uma possível candidatura sua
O deputado federal Roberto Rocha (PSDB-MA) não se afirma candidato ao governo do Maranhão. Mas também não nega. Por enquanto, prefere acompanhar os passos dos possíveis candidatos à distância. Nos bastidores, o também presidente regional do PSDB articula com mais força para unir partidos em torno de uma candidatura anti-Sarney.

Em entrevista exclusiva a O Imparcial Online, defende o que chama de "lógica política". "O nome que vier a ser apoiado pelas forças de oposição certamente será aquele com maior viabilidade política e eleitoral", diz. Sempre político e pouco objetivo, ele diz que o PSDB tem "coerência e história" para governar o Maranhão e evitou falar de A, B ou C como possíveis candidatos ao governo do estado em 2010.

A informação sobre uma possível candidatura sua circula cada dia com mais força no estado. O senhor será candidato ao governo do Maranhão? Coloca seu nome à disposição do partido?
Não há candidaturas postas até que a correlação de forças políticas esteja definida. O meu nome tem sido lembrado em função de uma longa história partidária e da clareza de posições que sempre assumi ao longo da minha vida pública.

O governo Jackson Lago, a quem o PSDB apoiou ostensivamente, saiu muito desgastado após a cassação, com índices e manobras políticas que não agradaram muito a população. O senhor acredita ainda que partidos podem se unir em torno dele?
A lógica política vale para todos. O nome que vier a ser apoiado pelas forças de oposição certamente será aquele com maior viabilidade política e eleitoral.

Hoje, o senhor, o deputado Flávio Dino (PCdoB) e o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) são os nomes preliminarmente cotados para concorrer em 2010 no MA. Há muita descrença quanto a uma candidatura da governadora Roseana Sarney. Para o senhor, seria melhor concorrer com ela ou com o Lobão?
Seja quem for o candidato, certamente não terá o luxo de escolher seus adversários.

Como presidente do PSDB, quais alianças o senhor prioriza? Também quer uma nova frente?
A aliança deve ser com a viabilidade eleitoral e política. Do contrário será apenas um gesto de arroubo.

Por que considera o PSDB habilitado a governar o estado?
Pela sua história, sua coerência, pelo que construiu de bases de sustentação. Se estamos habilitados a governar as maiores cidades do Estado, certamente estaremos também aptos ao desafio de governar o Maranhão.

Acha que essa crise toda no Senado afetou a família do presidente José Sarney como um todo e pode mudar as coisas na eleição do ano que vem?
Certamente afetou, mas em que grau só a dinâmica política dirá.

O senhor acredita que nomes como José Reinaldo, Jackson Lago, o tucano Aderson Lago, o ex-secretário Aziz Santos merecem voltar a comandar cargos importantes no governo do Maranhão?
Quem não merece comandar cargos no Maranhão é quem não foi eleito para tal, como acontece hoje. Somente o povo maranhense será juiz dos políticos, à luz do debate público e não do monólogo midiático.

O senhor quer o apoio deles?
Quem quer que seja escolhido para carregar a bandeira da necessária transformação do Maranhão, certamente terá o apoio daqueles que estiverem de corpo e alma comprometidos com essa causa.

Como deputado, trabalha muito fortemente na região Sul do Maranhão. O que já trouxe de propostas para São Luís?
Desde o meu primeiro mandato, venho trabalhando por São Luís. Foram milhões em recursos para várias áreas. Vejamos: viabilizei verbas através de emenda de minha autoria ao Orçamento da União para o ginásio coberto do Parque Bom Menino; millhões de reais para obras urbanas como avenidas e macro-drenagens; aloquei recursos que levaram água potável para as Vilas Mauro Fecury I e II, Vila São Luis, etc. Já neste mandato, viabilizei a maior soma de recursos já destinados às universidades UEMA e UFMA nos campi de São Luis e de Imperatriz, como podem atestar os reitores. Mas confesso que a minha maior contribuição foi para a área da Saúde, por se tratar de uma das áreas mais carentes de São Luís, onde viabilizei milhões de reais para aquisição de várias UTI's Móveis de Saúde, e principalmente, na condição de vice-presidente da Comissão do Congresso NAcional, numa ação que me orgulha muito que foi ter conseguido aumentar o recurso do SUS para o Maranhão. De 493 mihões, passamos a receber 624 milhões. Nos igualamos a Estados como Santa catarina e Goiás. E para finalizar, conseguir, em conjunto com a deputada Nice Lobão, viabilizar 18 milhões para infra-estrutura de esporte.

Em nível nacional, o senhor está com o Aécio ou com o Serra?
Estou com o PSDB que tem a ventura de contar com grandes quadros para governar o nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário