Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DEPUTADO DE MEMÓRIA FRACA

DINHEIRO DO ORÇAMENTO
Lúcio Vaz

O deputado Davi Alves Silva (PDT-MA) negou pelo menos cinco vezes, em entrevista ao Correio, que o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) tivesse participado da reunião com o ministro dos Transportes, em 24 de junho. A presença do dirigente do PR no gabinete do ministro poderia misturar questões partidárias com outras institucionais. Os cuidados para esconder a participação do secretário-geral do PR ficam claro nos vídeos obtidos pelo jornal. Na gravação inicial, em ambiente informal, aparecem apenas Davi e o ministro na ponta de uma mesa. A ideia era colher apenas imagens dos dois. Mas o microfone da câmera ficou ligado, e aparecem os comentários do ministro e de Costa Neto.

Nascimento custa a entender o que é a obra já autorizada por ele mesmo. Ele lê um documento: “Informo que está sendo liberado nesta data-limite adicional na movimentação de empenho no valor de R$ 1,5 milhão… para travessia urbana na divisa das cidades de Davinópolis e Imperatriz. E são duas?” Davi tenta explicar: “Não, Davinópolis é só acesso, mais um menos 10km”. O ministro continua lendo: “Travessia urbana de Imperatriz…” Costa Neto intervém: “Isso que você liberou”. O ministro pergunta se a cidade é “Davi ou Divinópolis”. “É Davi mesmo”, responde o deputado maranhense. “Pô, é dono da cidade!”, comenta o ministro, rindo. “O pai dele que fez a cidade. O pai dele era deputado federal, Alfredo”, informa o secretário-geral do PR. O ministro encerra o assunto: “Então, vamos lá, quer gravar alguma coisa?”

“Não recordo”

Após as gravações, as imagens e entrevistas foram editadas, nada restando da participação de Costa Neto. Na quinta-feira, a reportagem telefonou para o gabinete de Davi Alves Silva e perguntou se ele estaria deixando o partido. O deputado confirmou. O jornal informou ter recebido a denúncia de que ele estaria trocando o PDT pelo PR em troca da liberação de verbas para o seu reduto eleitoral, Imperatriz. Davi negou a barganha, mas confirmou que esteve em reunião com o ministro Nascimento, no cumprimento da sua missão como parlamentar, de acordo com sua justificativa.

O Correio perguntou se ele foi ao gabinete do ministro acompanhado por outro político. Ele negou. Foi questionado cinco vezes, de formas diferentes, se Costa Neto havia participado da reunião. Ele negou sempre, sem vacilar. Informado de que o jornal dispunha de um vídeo que mostrava o contrário, disse que o encontro com a presença do dirigente do PR poderia ter sido em outra data. “Eu não me recordo”, comentou.

Foi questionado, então, se o ministro havia comentado que o seu ingresso no PR resultaria na liberação de recursos, negou novamente. Informado sobre o comentário de Nascimento, disse que não se recordava. Para tentar reavivar a sua memória, pediu uma cópia do vídeo. Recebeu uma transcrição da conversa, mas não voltou a falar com a reportagem.
Em ofícios do ministério, comunicações sobre a liberação de verbas para atender ao pedido do parlamentar

A arte de falar não várias vezes

Em entrevista ao Correio, inicialmente, o deputado Davi Alves Silva negou que o deputado Valdemar Costa Neto tenha participado da reunião com o ministro Alfredo Nascimento. Informado de que a reportagem tinha cópia de um vídeo que confirmava a participação de Costa Neto, disse que não lembrava disso, nem dos temas tratados.

Como o senhor chegou ao gabinete do ministro Alfredo Nascimento? O senhor foi acompanhado por algum outro político?
Não.

Me disseram que o senhor foi levado lá pelo ex-presidente do PR o deputado Valdemar Costa Neto. Ele estava junto?
Não, não, estava não.

O senhor não está confundindo a data?
Não, não, eu não fui com ele.

Não foi com ele?
Não.

Em nenhum outro dia aconteceu do senhor se encontrar com o Valdemar e o ministro?
Já encontrei várias vezes, sou político.

Neste dia, ele não estava junto?
Não.

Deputado, a gente tem um vídeo onde aparecem os três lá no gabinete.Pode ter sido, então, em outra data?
Nessa data, exatamente nessa data. Eu não me recordo.

O senhor lembra se o ministro fez algum convite, alguma referência de que a sua ida para o partido facilitaria a liberação de recursos, esse tipo de coisa?
Não, não.

Não ouviu isso?
Não.

Ele não falou assim: “Rapaz, tu nem entrou no partido e já está arrancando as coisas daqui, imagina quando estiver no partido, não é?” Ele não falou isso?
Eu não me recordo.

Ele estava ao seu lado quando falou, e isso foi gravado por uma câmera da sua equipe.
Dessa parte, eu não estou me recordando. Você pode mandar o vídeo para mim?

Diálogo fora de contexto

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, recebeu na sexta-feira uma cópia da degravação da conversa que manteve com os deputados Davi Alves Silva (PDT-MA) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), em 24 de junho, mas não quis conceder entrevista ao Correio. Por intermédio de nota, a coordenadora da assessoria de Comunicação Social do ministério, Doca de Oliveira, comentou as declarações do ministro: “No que diz respeito à degravação – cujo tipo, contexto e teor integral foram omitidos – tudo indica ter-se tratado de um comentário informal, que jamais poderia fazer supor qualquer atitude inadequada de parte do ministro”.

A assessora afirmou que o ministro “não mistura questões partidárias à sua missão institucional, e as obras executadas pelo ministério são definidas de acordo com a política de investimentos da União, independentemente de atender ou agradar a pleitos de parlamentares eleitos e eventuais negociações partidárias. O ministro não interfere em assuntos associados ao Partido da República, ao qual é filiado. Na condição de ministro dos Transportes, ele evita misturar as duas esferas de atuação e é consultado apenas em casos muito especiais. Eventualmente, é apresentado a alguma liderança que esteja sendo recebida pela legenda, como foi amplamente registrado à época da filiação do ex-governador Anthony Garotinho”.

Em relação ao deputado Davi Alves, a assessora de imprensa disse que “ele foi recebido pelo ministro em junho para tratar de projetos de infraestrutura em execução no estado do Maranhão. Na ocasião, o parlamentar avaliou o estágio das obras no estado, oportunidade em que opinou sobre seus fluxos de execução e pediu a atenção do governo federal aos projetos em andamento na região de Imperatriz. Cabe comentar que o atendimento a parlamentares para a prestação de informação sobre a execução de projetos do ministério é uma atividade rotineira do ministro dos Transportes, uma de suas missões institucionais. O ministro Alfredo atende a parlamentares de todos os partidos e não pauta sua agenda de trabalho por interesses eventuais do PR”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário