Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ASSEMBLEIA DO TO DEVE ELEGER NA SEXTA-FEIRA SUBSTITUTO DE MARCELO MIRANDA

da Folha Online

A Assembleia Legislativa do Tocantins deve realizar na sexta-feira a eleição indireta na Casa que vai eleger o novo governador do Estado, para o chamado "mandato tampão".

Segundo o presidente interino da Assembleia, deputado Júnior Coimbra (PMDB), a intenção é que o Legislativo conclua o projeto de resolução do processo eleitoral até amanhã.

Na eleição indireta, será eleito o candidato que obtiver maioria simples dos 24 votos válidos no Legislativo. Ela ocorre quando falta menos de dois anos para o final do mandato.

Por enquanto, o único candidato ao pleito é o presidente da Assembleia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), que assumiu na última quarta-feira, interinamente, o governo do Estado após a cassação do governador Marcelo Miranda (PMDB).


Cada parlamentar pode inscrever, perante a Mesa Diretora da Casa, uma chapa composta por brasileiros maiores de 30 anos, até 48 horas antes da data da eleição. O projeto que regulamenta a eleição indireta foi aprovado na semana passada, mas ainda não foi sancionado.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou na semana passada os recursos apresentados por Miranda contra a cassação de seu mandato. A decisão foi unânime do plenário da Corte.

Em junho, o tribunal cassou o mandato do governador e de seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), por prática de abuso de poder político durante as eleições de 2006.

Em entrevista após a decisão do TSE, o governador cassado disse que não sente vergonha de nada nem de ninguém e que deixa o governo de cabeça erguida. "Se entrei pela porta da frente, jamais sairia pela porta do fundo", afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário