Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SUPLICY COBRA EXPLICAÇÕES DE SARNEY E DIZ QUE A SITUAÇÃO 'NÃO ESTÁ RESOLVIDA'


O Globo

BRASÍLIA - O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) deixou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), constrangido nesta segunda-feira ao cobrar explicações sobre as denúncias que provocaram 11 ações no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar. Na tribuna, Sarney fazia discurso em memória do ex-presidente Getúlio Vargas, que morreu há 55 anos, e também em homenagem ao escritor Euclides da Cunha.

Suplicy disse que no final de semana em São Paulo, ao terminar uma aula, no restaurante da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi abordado por várias pessoas, pedindo que ele deixasse claro que a crise do Senado não acabou. Segundo Suplicy, o professor veterano Claude Machline, de 87 anos, comentou:

- "Eduardo, você precisa ir ao Senado e dizer j´accuse." ... E essa é a voz que ouço de toda parte, nas centenas de e-mails que tenho recebido. As coisas não podem ficar como estão - disse Suplicy, completando:

- Senador José Sarney, a situação do Senado Federal não está tranquila, não está resolvida. As pessoas desejam o esclarecimento mais cabal, desejam que as dúvidas sobre o conteúdo das representações sejam efetivamente dirimidas.

O senador petista também citou a entrevista dada por Sarney à GloboNews na última sexta-feira:

- O senhor disse em entrevista a GloboNews que não se sente culpado de coisa alguma. Mas há certas ocasiões senador Sarney, que se cometemos erros, é importante reconhecermos o erro. Se vossa excelência não se dá conta de que procedimentos aqui tomados não foram corretos, é bom ouvir mais seus companheiros do Senado que acham que esses procedimentos não foram corretos - disse Suplicy.

Aparentemente nervoso, Sarney disse que Suplicy não o tratou com educação, pois deveria fazer sua intervenção em um discurso separado, não em um aparte no seu pronunciamento sobre Euclides da Cunha. Ele também questionou Suplicy porque não ter levantado os problemas enfrentados na Casa anteriormente.

O senador Mão Santa (PMDB-PI), que presidia a Mesa, tentou cortar Suplicy:

- Senador Suplicy, há quanto tempo o senhor está aqui? Não sabe que um aparte não pode ultrapassar dois minutos?

O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) também saiu em defesa de Sarney. Ele lamentou a postura de Suplicy por querer reaquecer novamente em plenário as denúncias contra o presidente do Senado.

- Têm colegas que querem posar de maneira falsa diante da opinião pública e sair daqui acompanhado de centenas de jornalista, porque ai sim, dá ibope - disse Cavalcanti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário