Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

STF ARQUIVA PEDIDO DE GOVERNADOR CASSADO DO TOCANTINS SOBRE AÇÃO NO TSE

Marcelo Miranda (PMDB) contestava competência do TSE para julgar caso.
Governador foi cassado em junho, acusado de abuso de poder.

Do G1, em Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou nesta segunda-feira (24) pedido do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendesse o trâmite dos recursos contra a sua cassação, ocorrida em junho. No pedido ao STF, o governador contestava a competência do TSE para julgar pedidos de cassação de mandatos federais e estaduais.

Ao justificar o arquivamento, o ministro Eros Grau explicou que o instrumento usado – uma ação cautelar – não era o apropriado para o caso. Com isso, o TSE poderá retomar o julgamento dos recursos.

Com a decisão desta noite do STF, o julgamento dos recursos protocolados no TSE contra a cassação do mandato ocorrerá normalmente. O TSE ainda não marcou a data da análise em plenário. Na ocasião, caso os ministros da corte eleitoral confirmem a cassação, Miranda terá de deixar o cargo.

Marcelo Miranda foi cassado por abuso de poder. Ele foi acusado pelo segundo colocado nas eleições do estado em 2006, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB), de prometer vantagens a eleitores, preenchimento de cargos públicos de forma irregular, distribuição de bens custeados pelo serviço público, uso indevido de meios de comunicação, além da doação de 14 mil cheques-moradia. Miranda sempre negou irregularidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário