Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA FEZ UM 'PAPELÃO', DIZ JOSÉ AGRIPINO

Paulo Duque arquivou todas as 11 acusações contra José Sarney.
Opositores do presidente do Senado vão recorrer da decisão.

Eduardo Bresciani
Do G1, em Brasília

O líder do DEM, José Agripino (RN), classificou como “papelãoa decisão do presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), de arquivar todas as 11 acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A oposição recorrerá ao plenário do Conselho de todas as decisões de Duque.

“Haverá recursos em série. Não tem nenhuma novidade. Já esperava que ele cometesse esse papelão. O senador Paulo Duque está desonrando o cargo de presidente do Conselho de Ética ao fazer o arquivamento em série”, disse o líder do DEM.

Agripino disse que agora a oposição terá de esperar o posicionamento do PT no Conselho de Ética. “Estamos agora no aguardo do cumprimento do que o PT nos sinalisou, de que iria analisar no mérito de cada denúncia”.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), que faz parte do bloco de apoio liderado pelo PT, espera a mesma postura do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Essa é uma discussão que o PT vai fazer. Acho que o PT deveria ser criterioso. Deveria tomar uma medida de acordo com cada uma das ações”.

Casagrande acredita que a decisão de Duque pode piorar ainda mais o clima na Casa. “O arquivamento aumenta a temperatura da crise porque não aponta nenhuma saída política, só o enfrentamento. Isso, na verdade, acirra ainda mais os ânimos internos do Senado”.

A visão de Casagrande é compartilhada por Álvaro Dias (PSDB-PR). “O Senado vai consolidando uma imagem negativa. Os episódios que se sucedem e a estratégia de enfrentamento agressivo tem o objetivo de retirar o foco, de atirar para todos os lados para poupar a figura central do episódio”.

Para o tucano, o roteiro já estava anunciado desde a eleição de Duque. “Nenhuma surpresa. Foi o previsto. Ele cumpre uma missão imposta. O Conselho foi construído e ele foi escolhido no meio da crise e com o objetivo de colocar panos quentes”.

Arquivamento

O presidente do Conselho de Ética arquivou as últimas sete acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), nesta sexta-feira (7). Na quarta (5), ele arquivou quatro denúncias contra Sarney e uma contra Renan Calheiros (PMDB-AL).
Na justificativa de todas as acusações rejeitadas, Duque argumenta que não poderia fazer a abertura de processos com base em notícias de jornais. "Não foi anexado nenhum documento de qualquer espécie e todas as informações contidas na representação são notícias de jornal", diz o trecho padrão utilizado pelo presidente do Conselho de Ética.
Logo após os arquivamentos das primeiras denúncias, na quarta-feira (5), o líder do PSDB, Athur Virgílio (PSDB-AM) anunciou que a oposição iria recorrer da decisão de Duque. "Vamos recorrer a tudo", disse o tucano. A oposição também preparou um manifesto, na quinta-feira (6), pedindo o afastamento de José Sarney. O documento foi assinado pelos lídres do PSDB, DEM, PDT e PSOL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário