Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PALÁCIO NÃO REGISTRA PRESENÇA DE LINA EM NOVEMBRO E DEZEMBRO, DIZ JUCÁ

Líder do governo diz que só há registro da ex-chefe da Receita em outubro.
Contrato não obriga guarda de imagens por ao menos seis meses, afirmou.
Eduardo Bresciani
Do G1, em Brasília

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta quinta-feira (27) que não existem registros no sistema de segurança do Palácio do Planalto da presença da ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, no local nos meses de novembro e dezembro do ano passado.

A ex-secretária diz ter tido um encontro no final do ano passado com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) no Palácio. No suposto encontro, Lina teria ouvido de Dilma um pedido para “agilizar” investigações contra José Sarney (PMDB-AP). Dilma nega o encontro e o pedido.

De acordo com Jucá, o sistema do Palácio registra a presença da secretária apenas em outubro do ano passado e em janeiro, fevereiro e maio de 2009. Em outubro, a presença da ex-secretária no Palácio aconteceu no dia 9, com entrada às 10h13 e saída às 11h29. “Nenhuma dessas datas bate com o que ela insinuou, que teria havido em dezembro. Com a palavra a doutora Lina”, disse o líder do governo.

Ele afirmou ainda que o contrato de segurança do Palácio do Planalto não obriga a gravação das imagens do circuito interno por período superior a seis meses. Segundo o líder, a exigência é apenas para dados escritos, como o registro de entrada e saída de pessoas e veículos.

No caso das imagens, de acordo com Jucá, a gravação tem de ser por pelo menos um mês. As câmeras de segurança teriam capacidade de 8 gigabites (quantidade de dados que caberia em quase dois DVDs comuns) de memória e gravam novos dados substituindo os antigos.

Ele destacou que as câmeras não monitoram o interior dos gabinetes no Palácio. O líder do governo observou ainda que o sistema não está atualmente em uso devido à reforma em andamento no Palácio do Planalto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário