Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O PT ENCOLHEU

INFORME JP

Um artigo na edição desta semana da revista britânica “The Economist” afirma que o PT se reduziu ao papel de manter seu líder, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no poder.

Comentando a recente crise no Senado causada pelas denúncias contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e saída dos senadores Flávio Arns e Marina Silva do PT, a publicação afirma que o partido, que se via “socialista, ético, jovem e até romântico” no seu início, “reduziu-se ao papel de fazer com que Lula chegasse ao poder e se mantivesse nele”.

A “The Economist” afirma que a recente crise começou quanto Lula “utilizou seu poder” para levar o PT a apoiar Sarney, que a revista classifica como “um líder político antigo, que muitos que entraram no PT queriam tirar da política”.

Para a revista, o apoio de Lula a Sarney tem o objetivo de garantir o apoio do PMDB a Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2010.

A ministra-chefe da Casa Civil é classificada pela publicação como “uma nova recruta no PT”, com uma “competência impressionante, mas com falta de carisma para conseguir votos, como tem o presidente”.

Citando algumas dificuldades para a candidatura Dilma -como o diagnóstico de câncer e as denúncias da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira -, a “Economist” afirma, no entanto, que o maior desafio para a petista talvez seja a candidatura de Marina Silva à Presidência pelo PV.

[Marina] Silva dificilmente se tornará a próxima presidente do Brasil, mas ela pode tirar votos de [Dilma] Rousseff. Antes disso, no entanto, ela terá que ordenar o Partido Verde, que também perdeu seu ímpeto moral em algum lugar de Brasília.” (BBC Brasil)

Atacaram a imprensa

Os advogados José Roberto Batochio (de Antonio Palocci) e Alberto Zacharias Toron (de Jorge Mattoso) fizeram suas defesas ontem no Supremo atacando a imprensa (tá na moda...). “O poderoso contra o humilde fascina a imprensa”, disse Batochio.

Resposta aos ilustres advogados: não fascina, não. Injustiça e pressões contra gente humilde, como o caseiro Francenildo, causa indignação e revolta, pelo menos aos jornalistas íntegros.

A existência, ainda, de jornalistas íntegros, é que parece causar amargura profunda a algumas excrescências que perambulam nos tribunais das altas cortes brasileiras.

Ainda o cartão

O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), usou o microblog Twitter para defender ontem o colega de bancada Eduardo Suplicy (SP). Suplicy virou alvo de piada nesta semana depois de ter mostrado o cartão vermelho para o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), numa alusão ao gesto do juiz de futebol que expulsa um jogador de campo.

Segundo Mercadante, o gesto de Suplicy reflete a indignação com a crise no Senado. “O gesto de Suplicy, inusitado e só dele, reflete a indignação nossa e da sociedade em relação à crise do Senado”, escreveu ele no Twitter.

Candidato

O ex-deputado e ex-candidato à Prefeitura de São Luís, Clodomir Paz (PDT), admitiu ontem que poderá sair candidato a senador, em 2010. Nos bastidores cogitava-se que ele pretendia disputar uma vaga de deputado estadual no lugar de sua mulher, a deputada Graça Paz (PDT), o que não deve acontecer.

Em conversa com jornalistas, Clodomir declarou que vai colocar o seu nome a disposição do partido para disputar uma das vagas majoritárias. O mais provável é que ele dispute uma vaga ao Senado.

Encontro (1)

A cidade de Matões deverá abrigar amanhã (sábado, 29) mais um encontro de lideranças de oposição ao governo Roseana Sarney (PMDB), que integram o Movimento em Defesa do Maranhão Livre (MDML). As lideranças, atendendo a convite feito pela prefeita do município, Suely Pereira (PDT), participarão do festejo do Divino Espírito Santo, que tradicionalmente ocorre no mês de agosto na cidade e, logo depois, realizarão um ato político na praça principal do município.

Encontro (2)

O ato deverá contar com a presença do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), do ex-governador Jackson Lago (PDT), do ex-ministro Edson Vidigal (PSB), dos deputados federais Roberto Rocha (PSDB), Domingos Dutra (PT) e Flávio Dino (PCdoB); do deputado estadual Rubens Pereira Junior (PRTB), além de lideranças políticas e comunitárias locais. No último dia 15 (sábado), estes mesmos líderes estiveram reunidos na cidade de Timon.

Cassação de mandatos

A proposta de reforma eleitoral que está em discussão no Senado pode colocar fim a um impasse criado com a cassação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dos mandatos de governadores. O parecer assinado pelos senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) acolheu uma emenda apresentada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que determina a realização de novas eleições caso o ocupante de um cargo do Executivo perca o mandato.

A medida contraria o entendimento adotado pelo TSE, que tem repassado a vaga para o segundo colocado nas eleições. Esse procedimento foi adotado na cassação dos governadores da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e do Maranhão, Jackson Lago (PDT). O PSB chegou a questionar no STF (Supremo Tribunal Federal) essa avaliação.

Efeito Sarney I

A convite dos caciques peemedebistas, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, foi ontem à noite na casa do deputado Eliseu Padilha, em Brasília, traçar um panorama do cenário eleitoral de 2010.

Em frente a um punhado de governistas, Montenegro voltou a dizer que Lula não vai conseguir eleger Dilma Rousseff e ressaltou que o PT está excessivamente desgastado.

Parte dos presentes achou uma avaliação exagerada faltando mais de um ano para a eleição, mas as explicações foram ouvidas com atenção.

Efeito Sarney II

Nos próximos meses os peemedebistas decidirão seu rumo para 2010, e a única certeza é de que este caminho será junto ao provável vencedor.

Montenegro ainda aproveitou a oportunidade para alfinetar o partido, criticando o fato de, mesmo sendo a maior legenda do país, o PMDB nunca construir uma candidatura própria à presidência.

Tudo por conta do “incomum” José Sarney...


Nenhum comentário:

Postar um comentário