Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O MUNDO DE SARNEY


Por Lauro Jardim

A coluna de José Sarney na Folha de S.Paulo traz hoje algumas impressões do presidente do Senado em um texto intitulado “O mundo de ontem”. As frases falam por si só:

OS PESSIMISTAS

Não se pode julgar as instituições pela realização imperfeita dos seus valores, por aqueles que, imbuídos de individualismo e hipocrisia, vivem de atacá-la. Felizmente, a história não guarda o nome desses pessimistas, cassandras da maledicência e predadores da justiça”.

MÉTODOS HETERODOXOS

“Vivemos um tempo de mudanças, em que a composição do corpo político democratizou-se, saiu do círculo de fogo elitista das camadas mais privilegiadas e desceu às massas, a operários e trabalhadores, a líderes populares, que às vezes chocam pela formação de buscar objetivos mesmo com métodos heterodoxos. Mas é uma transformação que veio para ficar. Isso faz com que os julgadores apressados julguem um retrocesso, mas não é, é um avanço social”.

BEM VS. MAL

Os avanços do mundo foram os momentos da construção de pontes para continuar caminhos. É essa ainda nossa tarefa, e não construir fossos para separar os homens entre uns condenados à perdição e outros à salvação”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário