Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de agosto de 2009

MORADORES DISCUTEM MUDAR NOME DO LOTEAMENTO JOSÉ SARNEY, EM NATAL


Associação pediu audiência pública na Câmara Municipal.
Comunidade fica em bairro da periferia da capital do RN.

Marília Juste
Do G1, em São Paulo

Moradores começaram na noite de segunda-feira (10) a discutir a mudança de nome do loteamento José Sarney, na periferia de Natal (RN).

O debate é iniciativa da Associação Comunitária do loteamento, para a qual o nome gera um “constrangimento duplo” – pelas denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e pela fama do local de área violenta, segundo o presidente da entidade, Sebastião Fernandes.

De acordo com a assessoria de Sarney, a comunidade tem o direito de escolher o nome que quiser para o loteamento.

A comunidade, que atualmente abriga 15 mil pessoas, surgiu há cerca de 25 anos com o nome de loteamento Nova Natal II. No final da década de 1980, foi rebatizada em homenagem ao então presidente da República. Agora, 20 anos depois, os moradores querem mudar novamente de nome.

A proposta foi apresentada à população em uma reunião na noite de segunda-feira (10). A associação pretende pedir uma audiência pública à Câmara dos Vereadores. “Vou lá amanhã [quarta, 12] me reunir com os vereadores e ver quando podemos fazer isso”, afirmou Fernandes. “Depois, vamos fazer um plebiscito entre os moradores”.

“A gente quer mudar porque o povo daqui sofre muito constrangimento quando diz que mora no José Sarney”, conta o líder dos moradores. “É um pouco pela imagem do Sarney mesmo, tem piadinha, o povo não gosta. E um pouco pela fama aqui da região de ser um local violento. Às vezes, você procura um emprego e fica mal quando o patrão ouve o nome de onde você mora”, afirma.


Além disso, segundo Fernandes, o presidente do Senado não teria feito pela comunidade nada que justificasse a homenagem. “Ele não fez nada por aqui. Não tem nenhum projeto dele, nada”, afirma.

Outro problema é que a lei federal 6454/77 proíbe que pessoas vivas dêem nome a ruas, praças ou prédios públicos, lembra o vereador Heráclito Noé (PPS), que recebeu o pedido da associação.

Nem todos os moradores são a favor da proposta, no entanto. Segundo Noé, alguns comerciantes estão receosos de que a mudança traga prejuízo.

“Eles têm medo de ter que mexer em papelada, de as pessoas não saberem mais onde fica o negócio”, conta. Para outros moradores, de acordo com Fernandes, o problema é outro. “Tem gente que acha que não vai mudar nada, não precisa disso.”

O apoio é essencial para o projeto. “A gente só consegue mudar o nome da comunidade se a maioria da população estiver de acordo”, explica o vereador.

Heráclito Noé acredita também que o pedido pode ser usado para chamar a atenção para a comunidade e seus problemas, como pobreza e violência.

O presidente da associação de moradores afirma que vai falar sobre isso na audiência na Câmara. “Queremos também que se faça alguma coisa para melhorar a segurança, a saúde, o saneamento e a educação do nosso povo”, afirma Fernandes.

A associação pretende promover uma votação para escolher um novo nome para a localidade. Entre as possibilidades está o antigo Nova Natal II. O preferido pela população, segundo Fernandes, é o da santa da igreja local, Nossa Senhora do Rosário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário