Pesquisar este blog

sábado, 15 de agosto de 2009

LULA POR ELE MESMO

ESTÁ NA VEJA
Lula, ao fim e ao cabo
"Um brasileiro médio, mais ou menos crente em Deus e que se vê como o proponente
de uma sociedade capitalista onde haja mais harmonia entre pobres e ricos"

Num trabalho de pesquisa magnífico, o jornalista Ali Kamel reúne as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o verbo a espelhar o homem.

Está no verbete Discurso(s): "Um dia vão ganhar dinheiro pela quantidade de discursos que eu faço todos os dias. Eu ficaria milionário". É improvável que Kamel, diretor de jornalismo da Rede Globo, fique rico com sua mais nova empreitada, Dicionário Lula - Um presidente Exposto por Suas Próprias Palavras, recém-chegado às livrarias.

Porém é certo que se trata de um livro com chance de render bons frutos ao seu autor. Afinal de contas, como ele contém todo o pensamento político de Lula, verbalizado e sem a mediação de penas de aluguel, Dicionário Lula é uma ótima obra de consulta para o presente – e de referência para a posteridade que se debruçará sobre um presidente como nunca houve nessa República.

Lula acaba exposto, por suas próprias palavras, como um brasileiro médio mais ou menos crente em Deus, defensor do modelo tradicional de família e que se vê como o proponente de uma sociedade capitalista onde haja mais harmonia entre pobres e ricos. E poderia ser acrescentado que, como todo brasileiro médio, ou nem tanto, ele gosta de uma cervejinha, que ninguém é de ferro, companheiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário