Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

EM NOTA, FERNANDO SARNEY DIZ QUE FOI À JUSTIÇA PARA DEFENDER SEUS DIREITOS


Jornal divulgou gravações de investigação que está sob segredo de justiça.
Justiça do DF proibiu reportagens sob pena de multa de R$ 150 mil.

Do G1, em Brasília

Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), divulgou nota na tarde desta segunda-feira (3) afirmando que sempre defendeu a liberdade de imprensa e a livre manifestação de opinião. Os advogados dele conseguiram na Justiça na sexta-feira (31) uma liminar proibindo o jornal “O Estado de São Paulo” de publicar reportagens com dados sigilosos da Operação Boi Barrica, da Polícia Federal.


Fernando Sarney diz que é "lamentável" que a decisão judicial esteja sendo apresentada como "forma de censura à imprensa" e que isso é uma tentativa de "distorcer os fatos". Segundo o empresário, ele recorreu à Justiça contra o que considera "uma injustiça e uma violência" contra ele E a sua família.


A determinação da Justiça do Distrito Federal, concedida em caráter liminar, estipula multa de R$ 150 mil para cada reportagem publicada pelo jornal que descumpra a decisão. Para evitar “lesão grave e de difícil reparação” a Fernando Sarney, o desembargador determina que o jornal “se abstenha quanto à utilização (de qualquer forma, direta ou indireta) ou publicação dos dados relativos ao agravante (Fernando Sarney)”.

Veja a íntegra da nota:

"NOTA À IMPRENSA

Como empresário da área de Comunicação, com atuação permanente no setor há quase 30 anos, sempre defendi a liberdade de imprensa e a livre manifestação de opinião, e jamais promoveria ou apoiaria qualquer iniciativa que pudesse ser interpretada como censura.

É lamentável, portanto, que uma decisão judicial que simplesmente exige o respeito a garantias constitucionais inerentes a todo cidadão – intimidade, privacidade, honra e imagem – esteja sendo apresentada como forma de censura à imprensa, que vem divulgando, ilicitamente, informações sob sigilo expressamente imposto pelo Judiciário.

Ao recorrer à Justiça contra o que considero uma injustiça e uma violência contra mim e a minha família, apenas defendi direitos que me são assegurados pela Constituição.

Considerar o uso de um direito legítimo como uma maneira de impor censura à imprensa não passa de tentativa de distorcer os fatos.

Atenciosamente,

Fernando Sarney"

José Sarney

Mais cedo, o presidente do Senado disse que não foi consultado sobre a decisão dos advogados de seu filho de entrar na Justiça com o pedido de proibir o jornal de realizar as reportagens. “Não fui consultado sobre essa iniciativa, de exclusiva responsabilidade dele e de seus advogados, e por isso é uma distorção de má fé querer me responsabilizar pelo fato”, diz.

Na nota, o presidente do Senado afirma que seu filho é vítima de uma campanha “cruel e violenta” por parte do jornal “O Estado de São Paulo”. Sarney diz ainda que nunca processou nenhum jornalista.

“Todo o Brasil é testemunha de minha tolerância e minha posição a respeito da liberade de imprensa, nunca tendo processado jornalista algum”, afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário