Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de agosto de 2009

EDVALDO HOLANDA DENUNCIA BRIGA DE SECRETÁRIOS DE ROSEANA SARNEY


O deputado Edivaldo Holanda (PTC) traçou hoje (segunda-feira, 24) um panorama nada animador do atual governo do Maranhão que, segundo ele, “está sem rumo, perdido sem destino, sem porto, sem ter aonde chegar e sem programa”. Ele atribuiu tal situação ao fato de grande parte dos secretários de Estado estarem apenas cuidando de suas eleições do próximo ano, esquecendo-se de atuarem como gestores administrativos.

Edivaldo Holanda conduziu o tom crítico de seu discurso na sessão de hoje baseado em artigos publicados na imprensa por um parlamentar da própria base governista, o deputado Joaquim Haickel (PMDB), que em seus escritos teria comparado o governo Roseana Sarney (PMDB) a um arquipélago, em que cada secretaria ou órgão estadual é uma ilha. “Algo estanque e separado de todo resto em que o secretário ou gestor é o mandatário maior que antes de operar a máquina estatal trata de seus interesses políticos individuais”

Para Edivaldo Holanda, não há qualquer impedimento para que um político pense e planeje a sua eleição ou reeleição, mas defende que façam isso dentro de um critério mínimo de competência, decência, ética e comprometimento com as diretrizes do seu governo.

Ele também considerou uma contradição o posicionamento defendido por Joaquim Haickel quando afirma em seu artigo que a culpa pelo que está acontecendo no governo não é da governadora Roseana Sarney e que ela só poderá ser responsabilizada se permitir que esse tipo de coisa continue acontecendo.

Na avaliação de Holanda, as palavras de Joaquim Haickel nos artigos fazem o leitor acreditar que a governadora não manda no seu governo, não tem projeto, está perdida e sem ter aonde chegar. “Isso nos mostra que a governadora errou no momento em que montou uma administração que já seria um pedaço um arremedo e coloca mais de 12 candidatos dentro do governo. É deputado que faz política de toda sorte e de toda ordem”, afirmou.

Edivaldo Holanda foi mais longe em suas criticas. Além dos artigos de Joaquim Haickel, citou, também como fontes que podem comprovar a disputa eleitoreira dentro do próprio governo, informações veiculadas em blogs de jornalistas nas quais fica muito claro ao leitor a briga por espaço político entre vários secretários de Estado que são candidatos em 2010.

O deputado Edivaldo Holanda também citou críticas desferidas pelo secretário Ildon Rocha (Articulação Política), que em seu blog teria reclamado da necessidade de holofotes de alguns secretários. “Ildon reclama da intromissão e o desejo de holofotes de outros secretários, logo ele que em plena tragédia provocada pelas cheias do mês de abril no Maranhão, foi acompanhado de César Pires (secretário de Educação) distribuir cestas básicas em Cantanhede”.

Para Edivaldo Holanda, todas as críticas deferidas pelos próprios membros do governo, contra o que eles classificam de “disputas eleitoreiras”, são verdadeiras, citando como exemplos o secretário Ricardo Murad (Saúde), “que cuida de sua campanha se utilizando da construção de 65 hospitais, tendo em suas mãos R$ 350 milhões”.

Também citou como exemplo o deputado Raimundo Cutrim (Segurança) que, segundo ele, vem atendendo lideranças de bairros das 8h da manhã às dez da noite, esquecendo-se de cuidar da segurança, “quando nós estamos assistindo um verdadeiro banho de sangue na cidade de São Luís e no Estado do Maranhão”.

Edivaldo lembrou ainda dos nomes de Gastão Vieira (Planejamento), Luciano Moreira (Administração) e de uma infinidade de candidaturas "procurando cada uma cuidar de si e todos unanimemente se esquecendo daquilo que poderiam fazer em favor do povo do Maranhão".

Outro fato grave denunciado pelo deputado oposicionista são as dispensas de licitação nas Secretarias de Estado que, segundo ele, servem apenas para beneficiar as candidaturas de dentro do governo “nesta correria maléfica pró-candidaturas apoiadas pela governadora Roseana Sarney”.

Finalizando, Edivaldo lamentou que a briga de estrelas prossiga dentro do governo e pede que o povo do Maranhão e a Assembleia “fiquem atentos a esta situação a que o Maranhão foi submetido quando ministros de outros estados resolveram nomear o atual governo”. (Da Agência Assembleia)

Notícias Relacionadas


O deputado Joaquim Haickel (PMDB) denuncia em artigo publicado neste domingo, 23, em "O Estado do Maranhão" que “existem pessoas no governo (Roseana Sarney) que simplesmente ocupam um cargo mas não produzem nada, nem administrativa nem politicamente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário