Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CRÍTICAS SÃO 'CAMPANHA PARA DESESTABILIZAR', DIZ SARNEY


CAROL PIRES - Agencia Estado

BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse esta tarde, em discurso no plenário, que acreditava que as críticas que fizeram a ele no início do seu mandato como presidente da Casa eram apenas "rescaldos da eleição". Mas, depois, disse ter percebido haver "uma campanha" para desestabilizá-lo. "Avaliei que as críticas que me fizeram eram só rescaldos da eleição. Mas, depois, percebi que eram mais profundas e faziam parte de uma campanha para desestabilizar", afirmou.

Ele disse que, quando foi eleito presidente, tinha amigos e que deve a eles zelo, mas que jamais colocou o Senado em segundo plano. "O meu temperamento sempre foi de um homem de diálogo, de convívio pacífico, de respeito aos outros e às suas ideias e posições, mas isso, ao longo da minha vida, nunca me fez abandonar a firmeza quando ela tenha sido necessária", disse. Sarney aproveitou também o início de seu discurso para relembrar sua trajetória política como ex-presidente da República e governador do Maranhão. Ele fez questão de ressaltar que apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a ditadura militar, mesmo não o conhecendo pessoalmente na época.

"Quando Lula foi atacado, não o conhecia e, mesmo sendo seu adversário, escrevi um artigo na ''Folha de S.Paulo'' defendendo sua biografia com o título ''A Lula o que é de Lula'', dizendo que ele não podia ser acusado do que estava sendo acusado", disse. O presidente do Senado disse que hoje apoia o governo do presidente Lula por ter sido convidado pelo petista.

Sarney lembrou ainda que, uma semana depois do golpe militar, em clima de grande apreensão e temor, ele foi o único deputado a defender em discurso na tribuna da Câmara o mandato dos deputados que haviam sido cassados. "Aqui na Casa ninguém pode ser cassado fora dos termos previstos na Constituição", disse Sarney, relembrando seu discurso da época. "Não era fácil naquele tempo tomar uma posição dessa natureza. No AI-5, fui o único governador que não o apoiou", disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário