Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CORTE DE VERBA PELO GOVERNO ROSEANA COMPROMETE ATENDIMENTO PÚBLICO DE SAÚDE EM CAXIAS

Do JP Online, com informações da Agência Assembleia

A rede pública de saúde do município de Caxias poderá ter o seu atendimento seriamente comprometido devido ao corte de repasse de verbas proporcionado pela Secretaria de Estado de Saúde.

“A saúde de Caxias hoje, está passando por um momento crítico. Não podemos fazer milagres: Não sei pagar sem recursos. Serei obrigado a cortar salários. Pelo amor de Deus não me deixem fazer isso”.

O apelo foi feito na última quinta-feira pelo prefeito Humberto Coutinho (PDT), aos membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputados Arnaldo Melo, Gardênia Castelo e Cleide Coutinho, todos do PSDB, e Márcia Marinho (PMDB), durante visita que teve como objetivo colaborar com o sistema de saúde daquele município.

Durante a visita, que foi uma solicitação de Cleide Coutinho, os deputados conheceram toda estrutura de saúde de Caxias. Eles ficaram impressionados tanto com as estruturas físicas dos hospitais como com os serviços que são oferecidos à população. O atendimento vai desde o básico ao de média e alta complexidade.

O corte de R$ 600 mil atinge dois hospitais de grande porte de Caxias: a Maternidade Carmosina Moura e o Hospital Geral Gentil Filho.

Segundo Humberto Coutinho, se os convênios não forem renovados haverá uma queda muito grande no atendimento à população não só daquela cidade, mas de cerca de 47 municípios que são atendidos pelo pólo de Caxias.

A demissão de médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais da área da saúde é praticamente certa, uma vez que, segundo Humberto Coutinho, o governo municipal não tem recursos financeiros suficientes para pagar esses profissionais.

Preocupado com essa situação, Humberto Coutinho fez um apelo aos deputados para que façam intervenções junto à governadora Roseana Sarney (PMDB), e ao secretário de Saúde, Ricardo Murad, para que se sensibilizem e retomem os convênios.

“Não tem administrador bom, sem recursos. No momento em que o Estado tira do município R$ 600 mil, eu não posso fazer milagres: não adianta eu pagar salários e não ter material para trabalhar. Por isso peço aos deputados que façam intervenções junto ao governo do Estado para que revejam esse repasse para Caxias, que tem a saúde como prioridade”, ressaltou o prefeito Humberto Coutinho.

A deputada Cleide Coutinho que agradeceu a ida dos membros da comissão à Caxias, disse que a saúde é uma das prioridades da administração municipal. “Quando convidei a comissão para vir a Caxias eu tinha certeza que a visita seria bem proveitosa. Eu confio no que o prefeito fez e ainda fará por Caxias, assim como também acredito na equipe que faz a saúde de Caxias”, ressaltou.

“Eu fiquei gratificada em saber que Caxias está fazendo o seu serviço de casa: os hospitais estão funcionando muito bem; por isso, nós, da comissão, temos um compromisso de levar à governadora Roseana Sarney essas informações, para que, numa união de esforços, possamos continuar melhorando esses serviços de saúde de Caxias. Espero que toda esta luta tenha um bom resultado. Eu acredito que sim, pois os governantes têm que cumprir com o seu dever. Nós faremos a nossa parte. Espero que o governo do Estado, faça a sua parte também”, disse Gardênia Castelo.

A deputada Márcia Marinho, que já foi prefeita de Caxias, disse que a visita foi muito proveitosa. Ela elogiou o trabalho que vem sendo feito pelo governo municipal. “As reformas que foram feitas estão muito boas. Com certeza isso reflete num melhor trabalho dos profissionais e também no atendimento à população. Eu espero que todos esses serviços que vimos, continue: eu quero apenas que o dinheiro que vem para a saúde, seja usado para a saúde”, disse.

A parlamentar pediu à administração municipal que dê um apoio maior à saúde básica, principalmente, para a Zona Rural que ainda é carente de atendimento. “Este trabalho tem de continuar. Eu tenho certeza que o nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população do Maranhão. De maneira nenhuma eu quero prejudicar Caxias. Nós estamos aqui para somar”, disse Márcia Marinho.

Arnaldo Melo disse que é com satisfação que vê a evolução de Caxias, fruto do trabalho dos vários gestores que a cidade já teve e tem; pois souberam, com maestria, buscar recursos para serem investidos naquela cidade. Ele garantiu que esse trabalho precisa continuar. Ele elogiou o esforço dos profissionais da saúde e a administração Humberto Coutinho, que tem sabido conduzir a saúde de Caxias.

Arnaldo Melo, destacou a necessidade dos recursos que foram retirados, serem recuperados o mais breve possível. “Caxias está num estágio especial que serve de modelo para outras macro regiões do Estado, por isso, merece um tratamento especial”, disse Arnaldo Melo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário