Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

NO MARANHÃO: PROFESSORES DA REDE ESTADUAL AMEAÇAM PARALISAR ATIVIDADES

POR JULLY CAMILO

Educadores cobram do governo recomposição salarial, concurso
público, promoções, progressões e titulações
Os professores da rede pública, por meio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (Sinproesemma), se reuniram na manhã de ontem, no auditório do Sindicato dos Bancários, na Rua do Sol, no Centro, para discutirem sobre a campanha salarial 2009. A categoria analisa a possibilidade de greve e reclama da omissão do governo do Estado em relação às pautas enviadas, que até o momento não foram respondidas. Entre os itens requeridos pela classe está a recomposição da tabela salarial, realização de concurso público, concessão de promoções, progressões, titulações, entre outros.

Segundo a vice-presidente do Sinproesemma, Benedita Costa, no dia 4 de agosto, o Sindicato protocolou um ofício solicitando uma audiência com a governadora Roseana Sarney, para até o dia 11 de agosto, onde seria discutida a pauta de reivindicações da categoria. Ela explicou que a solicitação se justifica porque duas rodadas de negociação com as Secretarias Estadual de Educação e Administração foram insuficientes para o atendimento das reivindicações. “Em julho nos reunimos com a Seduc, no entanto várias questões ficaram pendentes, entre elas a recomposição da tabela salarial, tendo como referência o Piso Salarial Nacional e o índice de 19,2% pelo qual o valor aluno/ano do Fundeb foi reajustado. Mas, o governo alegou que 96% do orçamento da Educação para este ano foi gasto pelo governo anterior e que as promoções funcionais beneficiaram um terço dos professores efetivos”, declarou.

A direção do Sinproesemma disse que está combatendo também o número exorbitante de contratados na rede estadual. De acordo com Benedita Costa, são mais de 12 mil funcionários contratados, mas o Sindicato teria entrado com uma ação contra o seletivo para pressionar o governo a realizar um concurso público o mais rápido possível. “Na última reunião entre o Sinproesemma e o secretário de Educação, César Pires, foi firmado o compromisso de realização de concurso público para 5.320 professores e especialistas e a promoção de 1.912 educadores. A Seduc prometeu que o edital do concurso seria publicado até o fim de setembro e o ato de promoção até o dia 12 de agosto. No entanto, queremos sentar e discutir com as respectivas secretarias e a governadora, que nós precisamos também incluir nesse concurso agentes administrativos, vigilantes e merendeiras. Isso porque nas escolas, professores e diretores se viram como podem para dar conta das secretarias e do lanche dos alunos”, revelou a vice-presidente do Sindicato.

Dia de Paralisação – O Sindicato alertou que no próximo dia 16 acontecerá, em todo o país, o Dia Nacional de Paralisação. O intuito é chamar as autoridades competentes para a valorização do trabalhador em educação, além da aplicação dos devidos reajustes salariais da categoria. “Se até lá não formos recebidos pela governadora, vamos colocar este dia como indicativo de paralisação de advertência, e então entraremos em estado de greve”, disse Benedita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário