Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2009

MANIFESTAÇÕES DE PROTESTO CONTRA SARNEY MARCAM O 7 DE SETEMBRO EM SÃO LUÍS

Manifestantes protestam contra Sarney ao longo da Avenida Vitorino Freire

Estudantes e militantes de movimentos sociais aproveitaram nesta segunda-feira (7) o desfile do 7 de Setembro, na Avenida Vitorino Freire (Anel Viário), para promover protesto contra o presidente do Senado, José Sarney. Os manifestantes fizeram concentração em frente à Capela de São Pedro, na Madre Deus, e de lá saíram, por volta das 10 horas, em direção ao local onde estava acontecendo o desfile do Dia da Independência.

Durante o protesto, manifestantes exibiam faixas, cartazes, fantasias e camisas com frases de repúdio contra Sarney. Alguns usaram símbolos que marcaram o processo de crise no Senado nos últimos meses, como o cartão vermelho usado pelo senador Eduardo Suplicy e placas de “Fora Sarney”. Nas faixas, era possível ler: “Sarney em Brasília: prejuízo para o Brasil, vergonha para o Maranhão”.

Eufóricos, em meio a apitaços e palavras de ordem, gritavam: “um, dois, três cadeia pra Sarney, e pra ficar bacana cadeia também pra Roseana!”. Ao final do desfile, os estudantes tentaram chegar ao palanque das autoridades com faixas pedindo a saída do presidente do Senado, José Sarney, mas a polícia não permitiu, havendo no local um princípio de tumulto.

“A gente só quer mostrar nossa indignação perante o Senado e, num estado democrático de direito, nada mais salutar e justo do que expressarmos nossa liberdade de pensamento numa data tão especial quanto essa, que remete à conquista da Independência de nosso país”, explicou Márcio Santos, integrante do movimento.

“O Senado está faltando com a verdade e o respeito merecido ao povo brasileiro, queremos uma resposta coerente do congresso nacional e não vai ser esse capacho da família Sarney que vai nos calar, lembrarei de Rio Branco ano que vem, não só dele, mais de todos aqueles que participam desta quadrilha, daremos a resposta nas urnas” declarou a jovem Alice Pires. O protesto marcou a quarta manifestação organizada pelo movimento “Todos Contra Sarney” na capital maranhense.

A manifestação ocorreu simultaneamente em outras capitais brasileiras. Houve protestos em São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Manaus, Goiânia, Curitiba e Vitória. Em Brasília vários jovens fizeram manifestação na Esplanada dos Ministérios também pedindo a saída de Sarney do Senado.


Um comentário:

  1. Pelas informações que tive nenhuma destas "movimentações" contou com participação de um número relevante de pessoas. Acho difícil acreditar na legitimidade deste movimento justamente por isso. Se fosse a população indignada teriamos multidões protestando, o que não é o caso.

    ResponderExcluir