Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

GOVERNO ROSEANA SARNEY EXCLUI PARTICIPAÇÃO DE OUVINTE E CENSURA RÁDIO TIMBIRA

Por Raimundo Garrone

A Rádio Timbira AM (1.290 Khz) está sob censura permanente do governo do estado, que proibiu a participação dos ouvintes e a veiculação de músicas que não sejam maranhenses, informa o blog do jornalista Raimundo Garrone.

A proibição da participação dos ouvintes – uma marca das rádios AMs no Maranhão – é para evitar que a população possa tecer críticas ao governo. Temem que algumas dessas críticas descambem para a mera “esculhambação”. Leia mais no blog do Garrone.

ÍNTEGRA:

A Rádio Timbira AM (1.290 Khz) está sob censura permanente do governo do estado, que proibiu a participação dos ouvintes e a veiculação de músicas que não sejam maranhenses.

A proibição da participação dos ouvintes – uma marca das rádios AMs no Maranhão – é para evitar que a população possa tecer críticas ao governo. Temem que algumas dessas críticas descambem para a mera “esculhambação”.

Nesse caso, basta colocar um âncora para mediar esses “debates”, como faz, por exemplo, a governista Rádio Mirante AM, que abre seus microfones e conta com a experiência de seus radialistas para controlar os ânimos dos ouvintes.

Mas não. Optaram pela censura, ou melhor , pela completa exclusão dos ouvintes.

Já a determinação de veicular apenas músicas maranhenses, não passa de demagogia barata, pois o que cabe no caso, é criar um padrão de qualidade que não é atendido por outras rádios voltadas para a audiência e a indústria fonográfica, com seus axés, bregas e forrós eletrônicos.

Se o ouvinte quiser ouvir, por exemplo, um Luís Gonzaga, não pode. Se for um Gilberto Gil, um Caetano Veloso, um Jackson do Pandeiro, também não pode.

Com isso, os programadores estão repetindo a programação, pois não possuem repertório suficiente de música maranhense para manter a rádio no ar.

A música maranhense merece o apoio governamental para que possa ocupar o seu lugar devido no mercado, mas não é com essa reserva absurda que se vai conquistar o ouvinte.

Ao programar a boa música brasileira, a maranhense com certeza terá o seu espaço.

E se não houver jeito, dou uma sugestão: que tal programar “Oração Latina”, de César Texeira.

Esse pode?


Nenhum comentário:

Postar um comentário