Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

UM TERÇO DOS SENADORES ENFRENTA CASOS NA JUSTIÇA

Crise no Senado

Um em cada três senadores é alvo de inquéritos, ações penais ou acusações de irregularidades eleitorais ou cíveis, afirma reportagem desta segunda-feira no jornal Folha de S. Paulo. As denúncias, que não levam em conta litígios de natureza particular ou movidos somente por adversários políticos, vão desde suposta compra de votos até uso de trabalho escravo e contrabando.

De acordo com os dados levantados pelo jornal, 27 dos 81 senadores brasileiros enfrentam pelo menos algum caso na Justiça. Do total de parlamentares com ocorrências, 10 pertencem à oposição e 17 à base aliada. O PMDB é o partido com o maior número de senadores implicados. De uma bancada de 19 congressistas, 8 estão envolvidos em denúncias (42%).

Um deles é Wellington Salgado (PMDB-MG), aliado do presidente do Senado, José Sarney. Segundo o jornal, ele é acusado de crime contra a ordem tributária e apropriação indébita previdenciária. Outro membro da chamada "tropa de choque" governista e de Sarney, Gim Argello (PTB-DF), está sendo investigado por apropriação indébita, peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Também respondem a inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal) o vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), por irregularidade em licitação pública e crime contra a administração; e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), acusado de contrabando ou descaminho. João Ribeiro (PR-TO), por sua vez, é alvo de inquérito sobre uso de trabalhador em condição análoga à escravidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário