Pesquisar este blog

sábado, 1 de agosto de 2009

SARNEY NO PIOR DE SEU PASSADO



Pergunte a José Sarney qual sua verdadeira vocação e ele dirá: “Escritor”.

Sarney redescobriu uma antiga vocação agora, quando seu filho Fernando Sarney conseguiu que um juiz muito amigo de papai assinasse uma resolução que impõe censura prévia ao jornal Estado de S. Paulo, que tem publicado reportagens importantes sobre o caso.

Essa vocação redescoberta é a truculência.

Olhe a foto acima: é Sarney no tempo em que a vocação de escritor ainda não era tão forte. Sarney sequer usava o fardão da Academia Brasileira de Letras. Não conseguira que um monte de empresas estatais patrocinassem a filmagem de um de seus livros. Ninguém imaginava, aliás, que um dia pudesse tornar-se presidente da República. Muito menos que, décadas depois, estivesse no centro de uma das piores crises do parlamento brasileiro.

Nesta foto, José Sarney cumpre uma das muitas vocações que assumiu na vida. Era o presidente da PDS, o partido da ditadura militar.

A cena mostra um encontro de Sarney com a juventude daquele Partido que sustentava a ditadura, convivia com a censura, defendia as barbaridades do regime dos generais e ganhava influência e riqueza com isso.

A censura prévia é vergonhosa e conduz Sarney de volta ao pior de seu passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário