Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PLANALTO SE EXIME DE FAZER PREVISÃO SOBRE PERMANÊNCIA DE SARNEY

Chico de Gois

BRASÍLIA - De forma muito menos efusiva do que em outras ocasiões, o Palácio do Planalto voltou a defender o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mas não fez prognósticos sobre sua permanência ou não no cargo. Na reunião de coordenação realizada pela manhã, de acordo com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, o tema Senado foi tratado muito rapidamente. Múcio, como já fizera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, quando lavou as mãos sobre Sarney, demonstrou o mesmo:

- Vai estar nas mãos dos senadores.

E depois afirmou:

- Sobre o Congresso, que começa (a trabalhar) hoje, falou-se pouquíssimo. Com relação ao problema do Senado, que vocês devem estar curiosos, é que a partir desta semana é que vamos ter os desdobramentos (...). Vai estar, verdadeiramente, nas mãos dos senadores.

O ministro fez questão de lembrar que Lula demonstrou solidariedade a Sarney em várias ocasiões.

- Ninguém foi mais solidário, até pela amizade que tem e o respeito a história de cada um, do que presidente. Vocês próprios repercutiram de uma maneira bem clara para a sociedade, o apoio e o momento. Todos nós temos consciência que o presidente Sarney tem enfrentado isso com a experiência que tem.

O ministro declarou que tem conversado com Sarney, e que este teria demonstrado intenção de enfrentar os ataques.

- Eu tenho conversado com o presidente Sarney e ele está disposto a enfrentar, já que todas as questões ele tomou decisão de passar para frente: contratou sindicância, chamou a Fundação Getúlio Vargas. Cada denúncia que surge tem sido investigada. A ele interessa também que seja esclarecido.

Múcio disse desconhecer se Sarney conversou com Lula sobre seu afastamento da presidência do Senado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário