Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

NO TWITTER, EM PRIMEIRA MÃO


Site de microblog abre espaço para que figuras públicas entrem em contato direto com seu público

JOSÉ ANTONIO LIMA E RENAN DISSENHA FAGUNDES

Nesta quinta-feira (20) o senador Aloizio Mercadante anunciou em seu perfil na página de microblog Twitter que deixará a liderança do Partido dos Trabalhadores no Senado. “Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável”, escreveu o senador, quase três horas antes do horário marcado para seu pronunciamento no plenário. Esta não é a primeira vez que uma pessoa pública libera informações que poderiam ser exclusivas de algum veículo de imprensa diretamente para seus seguidores no Twitter, e nem a primeira vez que isso envolve um afastamento.

No começo deste mês, Paula Abdul informou que deixaria o programa American Idol, no qual era jurada desde 2002; antes, em junho, o técnico Vanderlei Luxemburgo usou o Twitter para comunicar sua demissão do Palmeiras. “Esse comportamento é previsível", afirma Elizabeth Saad Corrêa, professora de jornalismo na Universidade de São Paulo (USP). “As mídias sociais servem para isso mesmo: falar com seu público, ir direto ao ponto que interessa”. Para Elizabeth, não há uma vontade de furar ou driblar a imprensa. “Esse é mais um canal”, disse. “A grande imprensa precisa correr atrás, usar o Twitter, seguir fontes em potencial que tenham um perfil no site. É uma nova forma de estar em contato com essas fontes, talvez até de reportar com mais velocidade”.

Eugênio Bucci, também professor de jornalismo da USP e ex-diretor da Agência Brasil, concorda que anúncios como o feito por Mercadante nesta quinta-feira escancaram o fato de que a imprensa não é a única alternativa para que a notícia circule. Ele pondera, no entanto, que isso já ocorria antes. “Notas oficiais, entrevistas coletivas transmitidas ao vivo e comunicados ao público já cumpriam esse papel”.

Embora possa ajudar a apuração jornalística, o Twitter também pode se apresentar como uma dificuldade para outra área da comunicação - as assessorias de imprensa, que precisam controlar o que é ou não divulgado por seus clientes no site. Por completo desconhecimento da ferramenta, o ator Bruno Gagliasso, no começo de julho, divulgou seu número de celular em uma troca de mensagens com Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas. Gagliasso tem 19 mil seguidores que recebem suas atualizações no site. “Talvez as assessorias tenham que convencer seus clientes a não escreverem sobre algumas coisas”, afirma Elizabeth.

Outro problema do Twitter é a possibilidade de fraudes e informações falsas circularem em velocidade frenética. No dia 19 de maio, por exemplo, a morte do ator Patrick Swayze, estrela de Ghost, foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. O problema é que o ator, que faz tratamento de câncer no pâncreas, continua vivo.

Para Eugênio Bucci, episódios como esse servem para reforçar o papel analítico da imprensa. “O Twitter é um mero transportador de informação e não é nessa função que o jornalismo é essencial”, diz. “A imprensa é importante pois só ela tem a condição de contextualizar aquela informação e promover uma leitura independente”, afirma.

Confira algumas informações que apareceram antes no Twitter:

Aloizio Mercadante, senador por São Paulo
Arquivo / Ag. Senado
Depois de ameaçar deixar a liderança do PT no Senado na terça-feira (18), o senador Aloizio Mercadante decidiu nesta quinta-feira (20) realmente se afastar do cargo. Informou a todos pelo Twitter: "Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável", escreveu. Também contou pelo site que não deixa o partido, e depois que, antes de um pronunciamento no Senado, se encontrará com o presidente Lula.

Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia
 Divulgação
Arnold Schwarzenegger, governador do Estado americano da Califórnia, estava voando para Santa Monica, em junho, quando seu avião teve que fazer um pouso de emergência devido a um princípio de incêndio na cabine de comando. Como um bom exterminador, o governador ficou calmo. "Um pouco de aventura agora quando meu avião teve que fazer um pouso de emergência. Mas tudo está bem", escreveu, postando junto uma foto do avião já em terra.

Vanderlei Luxemburgo, técnico de futebol
Arquivo Ag. O Globo
O técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo anunciou pelo Twitter, no fim de junho, que havia sido demitido pelo Palmeiras. "Não sou mais técnico do Palmeiras. Fui demitido por discordar das atitudes do [atacante] Keirrison". O curioso é que o fato que irritou a diretoria do clube foi um tweet no qual Luxemburgo ameaçava afastar Keirrison do Palmeiras após ele negociar sua transferência para o exterior.

Paula Abdul, cantora e apresentadora
 Divulgação
Em julho, o empresário da cantora Paula Abdul afirmou ao site da revista People que ela não deveria continuar como jurada do reality show American Idol, um fenômeno mundial de audiência. O anúncio oficial foi feito pela cantora pelo Twitter, em 5 de agosto. "Com tristeza no meu coração, decidi não voltar ao 'Idol'", escreveu.

Nelsinho Piquet, corredor
AP
O piloto brasileiro Nelsinho Piquet já usou o Twitter para dar informações importantes sobre sua carreira na Fórmula 1. No dia 14 de julho, ele usou o microblog para desmentir a notícia de que havia sido demitido da Renault. Em 3 de agosto, o brasileiro, por meio de um tweet, confirmou que estava mesmo deixando


Nenhum comentário:

Postar um comentário