Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

LULA DIZ QUE TINHA PRECONCEITO DE CRIANÇAS QUE ESTUDAVAM COM COMPUTADOR

Ele disse que perdeu o receio ao visitar escola em Piraí (RJ).
Agora, presidente afirmou que quer levar mais computadores às escolas.
Jeferson Ribeiro
Do G1, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (26) que tinha “preconceito” contra o ensino com uso do computador. Na abertura do Congresso Internacional de Software Livre, ele afirmou que tinha receio de que as crianças terminassem o ano letivo sem fazer amigos, interessados apenas nas máquinas. O presidente contou que mudou seu ponto de vista após visita a uma escola em Piraí (RJ).

“Eu tinha um certo preconceito do uso do computador pelas crianças na escola, porque eu tinha o medo que a gente colocasse cada criança olhando para o computador e a relação das pessoas conversarem ficasse prejudicada. Eu tinha um certo medo, 40 alunos numa sala de aula olhando seu computador sem conversar com ninguém e terminariam o ano sem fazer um amigo”, discursou o presidente.

Lula disse que só perdeu o preconceito após viajar para Piraí (RJ) e ver como o computador modificou a vida dos alunos da cidade, uma das primeiras informatizar todas suas salas de aula.

“E me surpreendi que lá as crianças não ficam de costas uma para a outra, elas sentam em círculo e trocam informações umas com as outras. Voltei de lá com a certeza de que não podemos tratar inclusão digital como uma coisa que a gente faz quando sobra dinheiro. Porque lá eu descobri também que a evasão escolar que chegava 26% caiu para 0,6%, ou seja, quase sumiu a evasão escolar. Outra coisa é que as crianças querem estudar no domingo”, discursou Lula.

O presidente disse também se o Brasil continuar fazendo o trabalho atual com o desenvolvimento dos softwares livres no mercado privado e na esfera pública se tornará “o grande paradigma do software livre no mundo inteiro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário