LARYSSA BORGES
Direto de Brasília

Em meio à crise administrativa por que passa o Senado Federal, o jornal institucional da Casa legislativa publicou, na edição de segunda-feira, uma receita de pizza. A iguaria, intitulada "Pizza Fingida", inclui sobras de pães, além de ovos e molho de tomate, e se propõe a demonstrar como evitar o desperdício "causado por má conservação, preparo inadequado, armazenamento incorreto e falta de conhecimento do valor nutritivo de partes dos alimentos, como cascas e talos".
Na última semana o presidente José Sarney (PMDB-AP) anunciou a substituição do chefe de Comunicação do Senado, trocando Ana Lúcia Novelli pelo aliado Fernando César Mesquita. Mesquista trabalhava diretamente com o parlamentar como responsável pela comunicação do presidente da Casa e passou a responder pela Diretoria de Divulgação do Senado. O Jornal do Senado tem Eduardo Leão como diretor-geral.
Desde que o Senado se envolveu em uma sequência de denúncias, que engloba a edição de decisões administrativas controversas tomadas secretamente, o pagamento de horas extras em pleno recesso parlamentar e inúmeros casos de irregularidades envolvendo o presidente da Casa, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar teve a oportunidade de analisar 11 representações e denúncias contra José Sarney (PMDB-AP), mas a tropa de choque do senador conseguiu arquivar sumariamente todos os questionamentos. A oposição recorre do engavetamento dos processos.
O próprio presidente do colegiado, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), ironizou a opinião pública e disse, após a rejeição de todos os requerimentos e denúncias no início de agosto, que iria ter a melhor noite de sono de sua vida. "Nunca fui dormir tão bem quanto vou hoje", afirmou o parlamentar na época.
"O problema é que esse Conselho de Ética foi constituído em meio à crise. O pessimismo é total. A vantagem é nítida e o clima não favorece uma surpresa. Creio que podem estar assando uma pizza. A maioria está determinada (a não levar adiante as denúncias contra Sarney)", avaliou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) na ocasião. Antes disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia citado o alimento para criticar senadores da oposição. "Todos eles são bons pizzaiolos", disse ele, ao ser questionado se a CPI acabaria em pizza.
Conheça os ingredientes e o modo de preparo da pizza sugerida pelo Jornal do Senado:
- 3 pães amanhecidos
- 1 lata pequena de molho de tomate
- cebola, salsinha e sal a gosto
- 2 ovos
Modo de preparo:
Forrar uma forma com fatias finas de pão. Colocar o molho por cima juntamente com a cebola e a salsinha. Bater as claras em neve e misturar com as gemas. Cobrir os pães com este creme. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.
Dica: A pizza pode ser enriquecida com queijo ou sobras de peixe e frango.
Nenhum comentário:
Postar um comentário