Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DEPOIS DA CENSURA AOS ESTUDANTES PRESOS NO SENADO: CALÚNIA


André Dutra

Aproveitei os posts do blog da Luciana Capiberibe, para relatar aqui uma calúnia da mais alta estirpe. É assim mesmo que se tenta acabar com movimentos do povo, por meio de mentiras. É subestimar demais a capacidade das pessoas. Vejam só, recebi um e-mail falando de um jornal do Amapá que denunciava a Deputada Capiberibe de ter armado a manifestação de quinta-feira passada (aquela em que fomos presos arbitrariamente no senado) e de ter pago R$40 para cada manifestante. Gente, isso foi uma das coisas mais patéticas, sujas, ridículas e sem fundamento que ja li na vida. Leiam todo o post e ajudem a divulgar essa calúnia (original por Luciana Capiberibe):


Macapá, 16/08/2009 – Segundo o Jornal A Gazeta, ligado ao senador Sarney no Amapá, a Policia do Senado estaria investigando a participação da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) na organização do Ato Fora Sarney feito por estudantes na última quinta-feira, 13, no Senado Federal. O jornal também acusa Janete de ter pago R$ 40 aos estudantes para participarem da manifestação.

Ao tomar conhecimento da acusação a deputada Janete disse que vai se informar sobre o assunto, que não organizou o ato, mas solidarizou-se com os manifestantes que foram presos de forma arbitrária e disse ainda que se realmente estiver havendo uma investigação do Senado nesse sentido pode ficar caracterizada uma perseguição política do Senador José Sarney, que é Presidente da Casa, contra ela. “Acusar-me de estar organizando uma manifestação legítima e ainda gastar dinheiro da população para supostamente investigar isso é um absurdo completo, mas mais do que isso, caracteriza perseguição política contra mim, que já tive meu mandato cassado para beneficiar o PMDB de José Sarney”, declarou a deputada.

André Dutra, um dos jovens presos naquela quinta-feira no senado federal disse o seguinte para o blog: “Ela(dep. Janete Capiberibe), como o Brasil inteiro, ficou sabendo de nosso ato civil, patriótico, legal, pacífico, jovem e estudantil, após nossa prisão. Inclusive eu nem sabia que tinha chegado informação até o plenário do Senado, de ONDE o Senador Suplicy ficou sabendo e depois se pronunciou enquanto ainda estávamos presos. Meu relato diz com idoneidade e veracidade ao máximo tudo o que aconteceu aquele dia. Nunca recebi e nunca receberei dinheiro, muito menos para pedir ética e respeito aos brasileiros.”

Falei mais: Esse tipo de reportagem não tem e nunca terá provas disso, tenho certeza, pois é uma calúnia e fico triste de ver que existem ainda filões midiáticos ligados a políticos, o que é podre e uma aberração para a democracia brasileira. Isso me enoja.

Logo, veio a defesa, mais que justa. E logo na pessoa do Senador Cristovam Buarque, que esteve conosco do início ao fim das 3 horas presos no calbouço da Polícia do Senado:




Brasília, 17/08/2009 – O senadores Cristovam Buarque (PDT/DF) e Papaléo Paes (PSDB/AP) saíram em defesa da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), hoje, na tribuna do Senado Federal. Cristovam apontou a gravidade das acusações feitas contra a deputada Janete por um jornal amapaense lembrando que “foi por causa de falsas denúncias contra ela que terminou cassada, com o seu marido Capiberibe”.

Cristovam pediu que o presidente do Senado esclareça a notícia do Jornal o Estado de São Paulo que que Sarney teria ganho apartamentos de construtoras e em seguida abordou a notícia caluniosa divulgada no Amapá pelo jornal A Gazeta, no final de semana. Segundo o jornal, a deputada Janete teria organizado o ato Fora Sarney na quinta-feira, 13, no Senado Federal, pago aos estudantes para que se manifestassem, além de estar sendo investigada pela Polícia daquela Casa. Naquele dia, 9 manifestantes foram presos pela Polícia do Senado e a deputada Janete Capiberibe acorreu, junto com os senadores Cristovam Buarque, Eduardo Suplicy (PT/SP), José Nery (PSOL/PA) e Valter Pereira (PMDB/MS) para que fossem soltos, já que sua prisão violava o direito constitucional de manifestação.

Indignação – “E a Deputada Capiberibe, que decidiu vir para cá, tendo escutado, foi acusada no jornal – e isso lembra o que disse o Senador Papaléo, como os jornais acusam levianamente – de insuflar. Ela nem sabia quem é que estava ali. Que ela está sendo investigada pela Polícia do Senado. A Polícia do Senado não tem nem direito de investigar deputado. Imaginem o que querem fazer com jovens estudantes, se estão fazendo isso [com a deputada], que não é verdade. Mais: que teria pago para os estudantes virem, o que nos provoca indignação, porque esses jovens são sérios, mobilizados”, afirmou o senador Cristovam, para prosseguir: “O jornal publicou. Mas não é por aí que vamos dizer pura e simplesmente que não é. Ela está batalhando. E não devemos demorar muito a lembrar: foi por causa de falsas denúncias contra ela que terminou cassada, com o seu marido Capiberibe. Isso foi usado. Isso foi usado. E naquele momento os jornais eram tidos como dizendo a verdade. Hoje os jornais são tidos como dizendo mentira”, arrematou.

Certeza – Em aparte ao discurso, o senador Papaléo Paes defendeu a deputada Janete Capiberibe e a liberdade dos estudantes: “Quero entrar em defesa da Deputada Janete Capiberibe. Tenho certeza absoluta de que a Deputada Janete não tem participação nenhuma nesse tipo de insuflação de pessoas, principalmente dos jovens, porque acredito que os jovens, principalmente hoje, nas lutas que tiveram, em que foram os grandes responsáveis pela redemocratização do País, eles não precisam que ninguém sofra, a decisão é deles. Eles são muito mais sábios do que nós. Por isso quero fazer esta referência e isentar a Deputada Janete de qualquer tipo de participação num processo que pudesse afetar fisicamente algum dos políticos, dos Parlamentares, ou então a estrutura física da Casa”.

Oposição – Para a deputada Janete Capiberibe, a notícia foi uma tentativa de frear sua oposição ao senador Sarney. “Não preciso me esconder atrás de ninguém para dizer os malefícios que o senador Sarney faz ao Brasil e ao Amapá. Sou oposição a ele e todo mundo sabe disso. Fui perseguida na ditadura e já tive meu mandato de deputada cassado por desagradar ao senador Sarney. Por isso vou continuar sendo uma defensora incansável da democracia e da liberdade de expressão, respeitando o direito de cada cidadão para organizar-se livremente e manifestar suas idéias dentro das regras democráticas”, afirma a deputada.

É isso. São dessas táticas sujas e nojentas que os fissurados no poder, os sanguessugas da Pátria se valem para tentar denegrir e diminuir a imagem daqueles que buscam uma vida melhor para o Brasil e lutam por um país decente. Mas eles não conseguirão vencer, ainda temos pessoas que querem mudar esse pérfido sistema!

Então continuemos na batalha! Chamem seus amigos, colegas de classe, colegas de trabalho, familiares… chame todo mundo! Nesta quarta-feira, 19 de agosto de 2009, vamos enterrar a ética do Senado no gramado em frente ao Congresso Nacional. Simultaneamente, vigiaremos a reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar – CEDP.


Precisamos de doações dos seguintes materiais: pano preto, velas, roupas pretas e madeira.

Ajude a divulgar:

* arquivo em .pdf

* arquivo em .jpg

Que morra a velha e doentia/doente ética e façamos nascer uma totalmente nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário