Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CRISTOVAM RESPONSABILIZA SARNEY POR BATE-BOCA ENTRE RENAN E TASSO

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Sentado na cadeira de presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) afirmou que tem "espírito democrático, paciente e de tolerância". A declaração foi uma resposta ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que responsabilizou Sarney pelo bate-boca entre os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) nesta quinta-feira.


Segundo Cristovam, enquanto Sarney continuar na presidência não haverá paz na instituição. Ontem, ao se defender das acusações que pesam contra ele no Conselho de Ética, o presidente do Senado afirmou que queria retomar a paz da Casa.

"Gostei do discurso do senhor quando no final falou que queria a paz, que queria ser o presidente da paz. Essa foi a parte que me tocou, mas o senhor está vendo pelo dia de hoje que essa paz ficou impossível. Não vejo como o senhor vai conseguir trazer a paz em um Senado onde uma tropa de choque tomou de assalto o funcionamento da Casa, uma tropa mais violenta que os militares podiam prender", disse.

Ontem, Sarney afirmou que trabalha pelo entendimento no Senado. "Minha força não é desejo de poder. Esse cargo não me acrescenta nada, senão auguras e decepções. Mas há a certeza de que nada fiz de errado, de que as senhoras e os senhores senadores são justos. Nós nos conhecemos uns aos outros, vão me ajudar a reconstruir a paz no Senado", disse.

O plenário do Senado viveu hoje o segundo bate-boca da semana. O discurso do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), anunciando a representação contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), provocou mal-estar no plenário do Senado e chegou a suspender a sessão por dois minutos. No discurso, Renan admitiu que a denúncia contra o tucano foi em represália às ações do PSDB contra Sarney.

O bate-boca começou depois que o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) pediu para Sarney retirar das galerias da Casa uma pessoa que estaria dizendo ofensas aos parlamentares tucanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário