Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

COMISSÃO DA CÂMARA REJEITA CONVITE PARA CHEFE DE GABINETE DE LINA

Oposição retirou pedidos para a convocação de Dilma e Mantega.
Outra comissão deve debater o tema ainda nesta quarta-feira (26)

Eduardo Bresciani
Do G1, em Brasília

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara rejeitou nesta quarta-feira (26) dois requerimentos que desejam convidar a ex-chefe de gabinete da Receita Federal, Iraneth Weiler, para falar sobre o suposto encontro da ex-secretária do órgão Lina Vieira com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para falar sobre a crise da Receita Federal.

Com a derrota, a oposição decidiu retirar outros requerimentos, como o que pedia a convocação da própria ministra. A Comissão de Finanças e Tributação da Casa tem em sua pauta também pedido de audiências com Lina e Dilma.

A controvérsia entre a ministra e a ex-secretária acontece por Lina diz ter ouvido em um encontro no Palácio do Planalto um pedido de Dilma para “agilizar” as investigações contra Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A ministra nega o encontro e o pedido.

Em entrevistas, Iraneth confirmou o encontro entre Lina e Dilma. Nesta semana, a chefe de gabinete foi exonerada pelo novo secretário da Receita, Otacílio Dantas Cartaxo. Após a saída de Iraneth, diversos servidores pediram exonerações de cargos de chefia dentro do órgão em solidariedade a Lina.

Com a derrota na votação dos requerimentos sobre Iraneth, a oposição recuou e pediu para retirar de pauta pedidos de convocação de Dilma e do ministro da Fazenda, Guido Mantega e de convite para Lina.

O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) foi um dos que comandou a base aliada para rejeitar os requerimentos. Para ele, a oposição que colocar a Casa para investigar “fofoca”.

“A oposição busca o golpe baixo, a mesquinharia, a briga política. Estamos jogando o legislativo na política menor, na fofoca”, disse Sérgio.

A comissão aprovou somente pedidos de convite ao presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e integrantes de um consórcio de uma obra em Itaboraí em que há suspeitas de superfaturamento apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).


Nenhum comentário:

Postar um comentário